Pular para o conteúdo principal

Encontro Internacional da Arte Capoeira - 2009

Aconteceu entre os dias 24 e 30 de agosto mais uma edição do Festival Internacional da Abadá-Capoeira organizado por Mestre Camisa no Rio de Janeiro. Todo ano Mestre Camisa promove, junto ao evento, uma campanha de conscientização. Este ano o tema foi o reflorestamento, algo que envolve todos nós e o nosso futuro e de nossos descendentes.

A semana foi intensa, aulas, palestras, treinos, shows, Jogos Mundiais, Batizado do Mestre Camisa e o tradicional Aulão na Praia de Copacabana com milhares de capoeiristas. Quem esteve presente pode vivenciar momentos de aprendizagem, intercâmbio, trocas, encontros com amigos, novas amizades, e crescimento para todos.

Entre os dias 24 e 27, cursos durante o dia inteiro, das 9h até 20h, muita capoeira e também aulas de berimbau, jongo, côco, e tudo mais que a capoeira envolve, ministradas por Mestres e Mestrandos. Após as aulas, as noites foram recheadas com palestras e shows. Um bate papo sobre a mulher na capoeira comandado por Mestranda Márcia. Um show com a Noite dos Cantadores que emocionou os presentes com músicas de capoeira, orquestra de berimbaus e uma apresentação de Maculelê contagiante. Na tarde de quarta-feira uma palestra e uma campanha de reflorestamento onde os capoeiristas puseram a mão na terra para plantar centenas de mudas. Na quinta-feira à noite o peneirão para dar uma oportunidade a mais aos que queriam uma vaga nos Jogos Mundiais.

Sexta-feira, dia 28, primeira rodada dos Jogos Mundiais. Um ginásio lotado de capoeiristas pôde apreciar os competidores desenvolvendo jogos de emocionar.

Sábado pela manhã, Batizado do Mestre Camisa, alunos de corda crua sendo batizados a professores recebendo a corda marrom-vermelha. Foram também apresentados ao público os novos livros sobre capoeira publicados no último ano.

À tarde a final dos jogos contagiou por completo o público presente (veja os resultados na tabela abaixo). Pela primeira vez foi realizada também uma competição amistosa, os Jogos da Amizade, com alunos corda laranja e laranja-azul de todos os países presentes para que eles pudessem experimentar um pouco o que são os Jogos Mundiais. Nos intervalos ao longo do dia, mais apresentações de jongo, côco, bassula, semba, boi do Piaiú, luta marajoara, folia de reis, enfim… um banho de cultura.

Pra fechar a semana, Praia de Copacabana, Posto 6, milhares de capoeiristas reunidos para o aulão e para, mais uma vez, alertar a todos da importância de se reflorestar e preservar a natureza, talvez o mais importante legado que se possa deixar para as gerações futuras.

Parabéns Mestre Camisa por mais esse excelente evento. Por seu exemplo, sua dedicação e empenho incansáveis em prol da capoeira e da cultura brasileira.

Texto retirado do site Abadá DC

Mais Fotos Aqui

Resultados:

Categoria A - Verde a Marrom/Vermelha

1° lugar - Professor Eberson - Brasil
2° lugar - Professor Morceguinho - Brasil
3° lugar - Instrutora Juma - Brasil
4° lugar - Graduado Esquilão - Brasil

Melhores Jogos
Melhor jogo de São Bento Grande: Eberson e Juma
Melhor jogo de Benguela: Esquilão e Morceguinho
Melhor jogo de Iúna:Eberson e Morceguinho
Melhor jogo de Angola: Eberson e Esquilão

Destaques Femininos
1° lugar - Instrutora Juma - Brasil
2° lugar - Graduada Girassol - Brasil
3° lugar - Graduada Imperatriz - Japão

Destaques Estrangeiros
1° lugar - Graduado Furão - México
2° lugar - Graduado Ator - Espanha
3° lugar - Instrutor Waldo - Austria

Destaques Corda Marrom/Vermelha
1° lugar - Bode - Brasil
2° lugar - Montanha - Brasil

Destaques Corda Marrom
1° lugar - Eberson - Brasil
2° lugar - Morceguinho - Brasil
3° lugar - Estácio - Brasil

Destaques Corda Roxa/Marrom
1° lugar - Taquinha - Brasil
2° lugar - Cancão - Brasil
3° lugar - Pretão - Brasil

Destaques Corda Roxa
1° lugar - Juma - Brasil
2° lugar - Ator - Espanha
3° lugar - Waldo - Austria

Destaques Corda Verde/Roxa
1° lugar - Esquilão - Brasil
2° lugar - Cabuenha - Angola
3° lugar - Rato Preto - Brasil

Destaques Corda Verde
1° lugar - Furão - México
2° lugar - Ferrugem - Brasil
3° lugar - Neguinho - Cabo Verde

Categoria B - Azul e Azul/Verde

1° lugar - Mosca - Brasil
2° lugar - Anú - Brasil
3° lugar - Dengoso - Brasil
4° lugar - Calado - Bélgica

Melhores Jogos
Melhor jogo de São Bento Grande: Mosca e Dengoso
Melhor jogo de Benguela: Anú e Dengoso
Melhor jogo de Iúna: Mosca e Calado

Destaques Femininos
1° lugar - Lilás - Alemanha
2° lugar - Gata - França
3° lugar - Cinderela - Rússia

Destaques Estrangeiros
1° lugar - Calado - Bélgica
2° lugar - Lilás - Alemanha
3° lugar - Gata - França

Destaques Corda Azul/Verde
1° lugar - Anú - Brasil
2° lugar - Dengoso - Brasil
3° lugar - Bisão - Brasil

Destaques Corda Azul
1° lugar - Mosca - Brasil
2° lugar - Calado - Bélgica
3° lugar - Tatu - Brasil

Professor Eberson - Campeão dos 7° Jogos Mundiais da ABADÁ-CAPOEIRA

Fonte: Abadá-Capoeira Blog Oficial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência de Ensino de Mestre Bimba

Vamos começar o Ano acelerado! Nesse primeiro post do ano, tirando o de Feliz Ano Novo é claro, vamos começar relembrando os fundamentos no método de ensino da Regional... O Mestre criou o primeiro método de ensino da capoeira, que consta de uma sequência lógica de movimentos de ataque, defesa e contra-ataque, podendo ser ministrada para os iniciantes na forma simplificada, o que permite que os alunos aprendam jogando com uma forte motivação e segurança. Jair Moura, Ex-aluno explica ” esta sequência é uma série de exercícios físicos completos e organizados em um número de lições práticas e eficientes, a fim de que o principiante em Capoeira, dentro de um menor espaço de tempo possível, se convença do valor da luta, como um sistema de ataque e defesa “. A sequência original completa de ensino é formada com 17 golpes, onde cada aluno executa 154 movimentos e a dupla 308, o que desenvolve sobremaneira o condicionamento físico e a habilidade motora específica dos praticantes. PRIMEIRA

Novo longa de Capoeira: Fly Away Beetle

Está em fase de pós produção o longa-metragem Capoeira: Fly Away Beetle , da produtora americana Bluedot . Filmado nas ruas de Salvador, o documentário mostra a beleza da capoeira e, ao mesmo tempo, explora sua a história, os mitos e todo o simbolismo de seus movimentos. A produção do longa-metragem acompanhou renomados mestres de capoeira de Salvador, conhecendo seus trabalhos, seus colegas e alunos e conhecendo também a esperança, o respeito e a libertação que a capoeira promove. E, com o objetivo de compreender melhor o cenário atual da Capoeira, o filme volta às suas raízes abordando a escravidão, o candomblé, chegando às lendárias histórias de Besouro Mangangá, e retornando aos fatos atuais. Confira o trailer: Capoeira: Fly Away Beetle Trailer from BlueDot Productions on Vimeo . O documentário Capoeira: Fly Away Beetle é uma produção de Slade Renee & Ri Stewart, dirigido por Corbin Cosmos Matt & Lockhart e assistência de Marcio de Abreu, roteiro e narração de Go

A sua Corda é de Valor

A escola ABADÁ-Capoeira tem seu próprio sistema de graduação. Todos começam com a CORDA CRUA e avançam de acordo a sua particularidade. Graduações infantis • 3 Anos - Uma ponta Amarela • 4 Anos - Ponta Amarela • 5 Anos - Ponta Amarela e Laranja • 6 anos - Ponta Laranja • 7 Anos - Ponta Laranja e Azul • 8 Anos - Ponta Azul • 9 Anos - Crua e Amarela • 10 Anos - Amarela • 11 Anos - Crua e Laranja • 12 Anos - Amarela e Laranja • 13 Anos - Laranja • 14 Anos - Crua e Azul • 15 Anos - Amarela e Azul • 16 Anos - Laranja e Azul Graduações Jovens e Adultos Alunos • CORDA CRUA E AMARELA (Transformação) • CORDA AMARELA (O Ouro: Significa a valorização do Aprendizado que será desenvolvido a partir desta graduação) • CORDA AMARELA E LARANJA (Transformação) • CORDA LARANJA (O Sol: Significa o despertar para a consciência do aprendizado) • CORDA LARANJA E AZUL (Transformação) Alunos Graduados • CORDA AZUL (O Mar: Significa a consciência da imensidão do caminho a percorrer)