Pular para o conteúdo principal

A Importância do Alongamento na Prática da Capoeira

Mestranda Edna Lima

Segundo Dantas (1995), alongamento é a “forma de trabalho que visa a manutenção dos níveis de flexibilidade obtidos e a realização dos movimentos de amplitude normal com o mínimo de restrição física possível”.
Toda atividade física deveria ter, como parte integrante, o alongamento, pois é uma medida de precaução contra distensões e dores musculares; mobiliza melhor as articulações, facilitando a destreza; é uma medida de segurança contra o desenvolvimento de tensão da musculatura lombar e dos ombros, como também da região do pescoço, membros superiores e inferiores, constituindo-se ainda numa tarefa física de volta à calma ou recuperação, facilitando a remoção mais rápida dos produtos do catabolismo, relaxando a musculatura. O alongamento não tem o objetivo de desenvolver a flexibilidade muscular. É importante para a transição do sedentarismo e a atividade física, mantendo os músculos flexíveis. Importante até mesmo para quem não tem o hábito de praticar uma atividade física e para as pessoas que fazem uma atividade física vigorosa ou um desporto, principalmente no caso de alguém que pratica a capoeira, porque nela se trabalha muito a flexibilidade. Os alongamentos poderão ser realizados antes e depois da atividade principal ou quando a pessoa sentir vontade, podendo ser realizado de manhã, no trabalho, quando ela se sentir tensa e até mesmo enquanto ouve música, lê ou assiste a um programa na televisão.
Realizando o alongamento correto e regularmente, seus benefícios consistirão em: redução de tensões musculares, melhoria da coordenação, prevenção de lesões, liberação dos movimentos, melhora na circulação e melhora na consciência corporal. Todo mundo pode realizar o alongamento, independente de idade e nível de flexibilidade, porém sob a orientação de um profissional.
Foi pensando assim e tomando por base alguns autores já consagrados na área, que desenvolvemos e adaptamos uma sequência de exercícios de alongamento para serem realizados antes e após a prática da capoeira e que deverão ser seguidos na ordem alfabética, crescente ou decrescente, como mostra o quadro, de forma suave e procurando sempre aumentar a amplitude do movimento de acordo com a evolução, sem que haja dor, aumentando também progressivamente o tempo de realização dos exercícios, se necessário. Esta sequência poderá, também, ser usada juntamente com a execução da ginga na capoeira.
Segue abaixo imagens ilustrativas de alongamentos voltados para a pratica da capoeira:


Click na imagem para ampliar


Click na imagem para ampliar

Click na imagem para ampliar

Click na imagem para ampliar

Click na imagem para ampliar

Comentários

Unknown disse…
Excelente conteúdo. Gostaria de adquirir o livro: A Prática do Alongamento na capoeira.

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência de Ensino de Mestre Bimba

Vamos começar o Ano acelerado! Nesse primeiro post do ano, tirando o de Feliz Ano Novo é claro, vamos começar relembrando os fundamentos no método de ensino da Regional... O Mestre criou o primeiro método de ensino da capoeira, que consta de uma sequência lógica de movimentos de ataque, defesa e contra-ataque, podendo ser ministrada para os iniciantes na forma simplificada, o que permite que os alunos aprendam jogando com uma forte motivação e segurança. Jair Moura, Ex-aluno explica ” esta sequência é uma série de exercícios físicos completos e organizados em um número de lições práticas e eficientes, a fim de que o principiante em Capoeira, dentro de um menor espaço de tempo possível, se convença do valor da luta, como um sistema de ataque e defesa “. A sequência original completa de ensino é formada com 17 golpes, onde cada aluno executa 154 movimentos e a dupla 308, o que desenvolve sobremaneira o condicionamento físico e a habilidade motora específica dos praticantes. PRIMEIRA

Novo longa de Capoeira: Fly Away Beetle

Está em fase de pós produção o longa-metragem Capoeira: Fly Away Beetle , da produtora americana Bluedot . Filmado nas ruas de Salvador, o documentário mostra a beleza da capoeira e, ao mesmo tempo, explora sua a história, os mitos e todo o simbolismo de seus movimentos. A produção do longa-metragem acompanhou renomados mestres de capoeira de Salvador, conhecendo seus trabalhos, seus colegas e alunos e conhecendo também a esperança, o respeito e a libertação que a capoeira promove. E, com o objetivo de compreender melhor o cenário atual da Capoeira, o filme volta às suas raízes abordando a escravidão, o candomblé, chegando às lendárias histórias de Besouro Mangangá, e retornando aos fatos atuais. Confira o trailer: Capoeira: Fly Away Beetle Trailer from BlueDot Productions on Vimeo . O documentário Capoeira: Fly Away Beetle é uma produção de Slade Renee & Ri Stewart, dirigido por Corbin Cosmos Matt & Lockhart e assistência de Marcio de Abreu, roteiro e narração de Go

A sua Corda é de Valor

A escola ABADÁ-Capoeira tem seu próprio sistema de graduação. Todos começam com a CORDA CRUA e avançam de acordo a sua particularidade. Graduações infantis • 3 Anos - Uma ponta Amarela • 4 Anos - Ponta Amarela • 5 Anos - Ponta Amarela e Laranja • 6 anos - Ponta Laranja • 7 Anos - Ponta Laranja e Azul • 8 Anos - Ponta Azul • 9 Anos - Crua e Amarela • 10 Anos - Amarela • 11 Anos - Crua e Laranja • 12 Anos - Amarela e Laranja • 13 Anos - Laranja • 14 Anos - Crua e Azul • 15 Anos - Amarela e Azul • 16 Anos - Laranja e Azul Graduações Jovens e Adultos Alunos • CORDA CRUA E AMARELA (Transformação) • CORDA AMARELA (O Ouro: Significa a valorização do Aprendizado que será desenvolvido a partir desta graduação) • CORDA AMARELA E LARANJA (Transformação) • CORDA LARANJA (O Sol: Significa o despertar para a consciência do aprendizado) • CORDA LARANJA E AZUL (Transformação) Alunos Graduados • CORDA AZUL (O Mar: Significa a consciência da imensidão do caminho a percorrer)