Pular para o conteúdo principal

Capoeira Gospel

Vou colocar na íntegra um post que vi no excelente blog Capoeira de Vênus sobre Capoeira Gospel, leiam que está muito interessante!!!


Já faz um tempo que eu queria saber o que é Capoeira Evangélica, mas em uma primeira tentativa, não encontrei muito sobre o assunto. Ao ler alguns dias atrás no site Bem Paraná sobre um encontro de Capoeira Gospel, lembrei dessa curiosidade e fui novamente atrás de informação.

Não encontrei nenhum texto destinado a dizer com todas as letras o que é a Capoeira Gospel, como surgiu e quais suas características, então resolvi eu mesma criar um texto sobre o assunto, o mais esclarecedor possível.

Para isso contei com a ajuda dos mestres Chocolate e Pantera, com quem conversei via e-mail, além de informações espalhadas por esse mundão que é a internet. O resultado vale a pena conferir.

Mas afinal, o que é a Capoeira Gospel?


Associação de Capoeira Nova Visão no VII Campeonato Paulista - Arquivo do GrupoA Capoeira Gospel, Capoeira Evangélica ou Capoeira Cristã não é um novo estilo de capoeira, mas um movimento de evangelização. Como disse Altair José dos Santos, o Mestre Chocolate, a capoeira é e sempre será capoeira, a forma de uso é que pode ser diferente. Neste caso, trata-se da capoeira que nós conhecemos, usada para os fins cristãos de evangelizar e louvar à Deus.

Não sendo um estilo, também não há como definir características específicas. Cada grupo cristão tem a sua forma de adaptar a capoeira à finalidade de evangelização, alguns de forma mais radical, outros de forma mais cuidadosa, com a preocupação de manter ao máximo as tradições da capoeira, mas sem ferir os princípios religiosos do praticante.

De uma forma geral, as músicas são o principal foco de mudanças, mas enquanto alguns grupos trocam as cantigas de capoeira por cânticos evangélicos, outros apenas excluem da roda músicas que citam santos e orixás. Obviamente não são utilizados sinal da cruz nem qualquer símbolo ritual ao entrar na roda e, em alguns casos, até mesmo as chamadas são evitadas.

História

É difícil definir com precisão quando surgiu a Capoeira Evangélica pois, ao que tudo indica, o movimento não teria originado de um único criador e se espalhado, mas teria surgido e se desenvolvido em locais, grupos e igrejas diferentes, conforme alguns capoeiristas foram se convertendo mas sem abandonar a nossa arte. Uma história nascida da soma de histórias pessoais.

Citado como um dos precursores do movimento pelo site da Eclésia - A Revista Evangélica do Brasil, Mestre Chocolate já era capoeirista quando se converteu em 1988, mas abandonou a capoeira por nove meses pois não via coerência entre o que viveu e o que presenciava no meio da capoeira e a nova vida que estava vivendo.

Mas Mestre Chocolate conheceu o ex-piloto de fórmula 1 Alex Dias Ribeiro, que na época era o líder da Atletas de Cristo, e com ele aprendeu a ver o esporte e a capoeira de uma forma diferente, como um presente de Deus.

No final de 1988, depois de procurar sem êxito algum grupo no Brasil com o qual se identificasse em seu novo modo de vida, começou seu trabalho ensinando capoeira e falando e Deus a garotos rebeldes e drogados.

No início, sem infra-estrutura e enfrentando muitas dificuldades dentro e fora do meio evangélico, mas logo em janeiro de 1989, já com academia, seu trabalho foi oficializado, nascendo assim a Associação de Capoeira Nova Visão.


Filhos de Jahveh - Arquivo do GrupoPor coincidência, foi também em 1988 que José Pereira, o Mestre Pantera se converteu.

Pantera já treinava capoeira desde 1978 no Grupo Angolinha, onde continua até então, mas foi em 1995, graças ao interesse e a curiosidade de amigos evangélicos, que foi criado o Filhos de Jahveh, um núcleo gospel que faz parte do Grupo Angolinha e treina nas dependências da Primeira Igreja Batista de Santo André.

Quem souber mais sobre a origem da Capoeira Gospel ou tiver qualquer informação sobre este movimento, antes de 1988, não pense duas vezes: deixe seu comentário, ou envie via e-mail (capoeiradevenus@gmail.com), para compartilhar-mos conhecimento.

Polêmica

Pelo que pude perceber pesquisando, a Capoeira Gospel vive no meio de um "campo de batalha", sendo atacada por ambos os lados. Tanto o lado da capoeira, sob acusação de abandono às tradições, quanto pelo lado da Igreja, que ao que me parece pode ser até mais dura.

No site Vivos!, entre definições sobre a capoeira e citações de textos bíblicos se entende claramente uma interpretação de que a Capoeira Gospel estaria fazendo a "comunhão da luz com as trevas".

Mas a Capoeira Gospel é uma semente plantada que, aos poucos, deve gerar cada vez mais tolerância e respeito entre capoeiristas e evangélicos.

Comentários

Venusiana disse…
Salve, Papagaio Preto! Aqui é Venusiana, do Capoeira de Vênus, e quero agradecer pelo elogio ao meu blog.

Parabéns pelo seu trabalho!

Abraço!
Papagaio Preto disse…
Que elogio nada! Apenas falo a verdade :)
Seu blog é legal pois tem informações mais "originais", no meu tem poucas informações originais se é que você me entende. Gosto de filtrar conteúdos bons quando tenho tempo de criá-los.

Abraço.
santana capoeira disse…
sou santana do geraçao de davi de porto seguro,pertenço a associaçao nova geraçao crista de capoeira,parabens papagaio preto pelo seu trabalho,a capoeira esta fazendo o que muitas igrejas nao fazem,a capoeira educa,ensina ser humilde,e amar a DEUS acima de tudo.
Papagaio Preto disse…
Obrigado pela visita e pela força, quando puder faça mais visitas ao blog. Abraços
Juliano Boese disse…
OI BOA NOITE A ONTE É QUE EU POSSO TREINAR CAPOEIRA GOSPEL EM CURITIBA MEU IMAIL BULL.MMA@HOTMAIL.COM
Papagaio Preto disse…
Sinceramente eu não conheço os locais de capoeira gospel em Curitiba, mas uma busca no Google deve resolver o problema. Abraços
Fiquei muito feliz em encontrar este site. Agradeço aos idealizadores, principalmente pelo respeito que vocês tem em relação aos capoeiristas evangélicos.
Sou evangélica desde 1989, mas há dez anos tenho estudo sobre cultura afro-brasileira, e tenho convicção que a capoeira é um elemento importante desta cultura.
Pessoalmente me interesso em participar de m grupo de capoeira evangélica. Sou moradora de Viamão, região metropolitana de Porto Alegre. Se souberem de grupo de capoeira na capital ou arredores me informem.

"Com Jesus no coração e samba no pé"
Maria
Papagaio Preto disse…
As "segundas intenções" deste post foi também mostrar que a capoeira não possui nenhuma ligação com alguma entidade maligna afro-brasileira dita por alguns, já que sendo um grupo evangélico nota-se que na capoeira cada um tem sua religião que pode ser incorporada na mesma, e não que a capoeira tenha alguma religião específica ligada ao mal. Se quiser colaborar com alguma postagem sobre cultura afro-brasileira, estamos de portas abertas! Obrigado
Parabéns pela coragem de avançar e resgatar espaços importantes. Quando a luz chega. As trevas é q vão embora. Em nome de Jesus.
Papagaio Preto disse…
Obrigado pela visita, volte sempre!
Pedro Luz disse…
Sou pastor Pedro Luz, conhecido na capoeira por Pedro Luz Capoeirista, sou evangélico a muitos anos e meus primeiros contatos com a capoeira desde 2009 quando realizamos o seminário de evangelismo e missoe, faziam uma roda com Capoeirista amigos do projeto PUH e também nas palestras de prevenção de acidente de trânsito e uso indevido de Drogas, somente agora em março deste ano criei o projeto Roda de capoeira a serviço do reino de Deus, afim de desenvolver a capoeira como um instrumento de evangelização e ação social e educativa preventiva.
Sou pastor da Igreja Maranata em Picos-Pi. Meu e-mail:pr.pedro.luz@hotmail.com
Meu Facebook Pedro Luz
Papagaio Preto disse…
Volte sempre, abraços.
Muito obrigada por essa publicação.Sou nova na fé,me converti em 2016,e vejo que existe resistência sim em ambos os lados.Mas graças a Deus estou conhecendo essas pessoas cristãs, que divulgam a capoeira Gospel ,através dessa sua publicação.Muiti obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência de Ensino de Mestre Bimba

Vamos começar o Ano acelerado! Nesse primeiro post do ano, tirando o de Feliz Ano Novo é claro, vamos começar relembrando os fundamentos no método de ensino da Regional... O Mestre criou o primeiro método de ensino da capoeira, que consta de uma sequência lógica de movimentos de ataque, defesa e contra-ataque, podendo ser ministrada para os iniciantes na forma simplificada, o que permite que os alunos aprendam jogando com uma forte motivação e segurança. Jair Moura, Ex-aluno explica ” esta sequência é uma série de exercícios físicos completos e organizados em um número de lições práticas e eficientes, a fim de que o principiante em Capoeira, dentro de um menor espaço de tempo possível, se convença do valor da luta, como um sistema de ataque e defesa “. A sequência original completa de ensino é formada com 17 golpes, onde cada aluno executa 154 movimentos e a dupla 308, o que desenvolve sobremaneira o condicionamento físico e a habilidade motora específica dos praticantes. PRIMEIRA

Novo longa de Capoeira: Fly Away Beetle

Está em fase de pós produção o longa-metragem Capoeira: Fly Away Beetle , da produtora americana Bluedot . Filmado nas ruas de Salvador, o documentário mostra a beleza da capoeira e, ao mesmo tempo, explora sua a história, os mitos e todo o simbolismo de seus movimentos. A produção do longa-metragem acompanhou renomados mestres de capoeira de Salvador, conhecendo seus trabalhos, seus colegas e alunos e conhecendo também a esperança, o respeito e a libertação que a capoeira promove. E, com o objetivo de compreender melhor o cenário atual da Capoeira, o filme volta às suas raízes abordando a escravidão, o candomblé, chegando às lendárias histórias de Besouro Mangangá, e retornando aos fatos atuais. Confira o trailer: Capoeira: Fly Away Beetle Trailer from BlueDot Productions on Vimeo . O documentário Capoeira: Fly Away Beetle é uma produção de Slade Renee & Ri Stewart, dirigido por Corbin Cosmos Matt & Lockhart e assistência de Marcio de Abreu, roteiro e narração de Go

A sua Corda é de Valor

A escola ABADÁ-Capoeira tem seu próprio sistema de graduação. Todos começam com a CORDA CRUA e avançam de acordo a sua particularidade. Graduações infantis • 3 Anos - Uma ponta Amarela • 4 Anos - Ponta Amarela • 5 Anos - Ponta Amarela e Laranja • 6 anos - Ponta Laranja • 7 Anos - Ponta Laranja e Azul • 8 Anos - Ponta Azul • 9 Anos - Crua e Amarela • 10 Anos - Amarela • 11 Anos - Crua e Laranja • 12 Anos - Amarela e Laranja • 13 Anos - Laranja • 14 Anos - Crua e Azul • 15 Anos - Amarela e Azul • 16 Anos - Laranja e Azul Graduações Jovens e Adultos Alunos • CORDA CRUA E AMARELA (Transformação) • CORDA AMARELA (O Ouro: Significa a valorização do Aprendizado que será desenvolvido a partir desta graduação) • CORDA AMARELA E LARANJA (Transformação) • CORDA LARANJA (O Sol: Significa o despertar para a consciência do aprendizado) • CORDA LARANJA E AZUL (Transformação) Alunos Graduados • CORDA AZUL (O Mar: Significa a consciência da imensidão do caminho a percorrer)