Pular para o conteúdo principal

Não deixe a câimbra te atrapalhar

Dolorosas, as câimbras atrapalham em qualquer atividade físicaÉ claro que não existe uma dor gostosa, mas tem dor mais desperadora do que a câimbra? Ela vem de repente, às vezes durante os treinos e outras até mesmo na hora de dormir. E ninguém sossega enquanto ela não vai embora.

Essa dor irritante é resultado de uma contração involuntária de um músculo ou grupo muscular. Normalmente as partes do corpo mais atingidas são as panturrilhas (batata da perna), os músculos anteriores e posteriores da coxa, pés, mãos, pescoço e abdômen.


Causas e precauções

Muitas vezes as câimbras (ou cãibras) estão relacionadas à prática esportiva, por isso podem ser comuns em atletas. Pode, mas não deve, e evitar muitas vezes é simples. Para isso é bom conhecer as causas:

* Carência de nutrientes no organismo:

Existem controvérsias sobre qual é o principal nutriente cuja falta no organismo pode levar às câimbras. Uns defendem que é o potássio, outros o magnésio, outros o sódio.

Mas o ideal mesmo é manter o corpo ok, com uma alimentação equilibrada e completa, com frutas, legumes, verduras e cereais.

Também é importante beber muita água para se manter sempre hidratado, especialmente durante os exercícios. Água de coco ou isotônicos são indicados pois além de hidratar também repõem os sais minerais eliminados no suor.

A banana, tão famosa combatente das câimbras, costuma ajudar e pode ser consumida pelo menos uma hora antes dos treinos.

* Uso de diuréticos:
Esse item está ligado a falta de hidratação, já abordada no primeiro item. Mas vale a pena esclarecer.

Atletas que utilizam diuréticos para perder peso e se encaixar em determinada categoria estão mais propensos a ter câimbras, assim como quem usa diuréticos por outras necessidades ou recomendação médica também.

* Excesso de atividade física:
Ocorre especialmente com quem tá começando a treinar, ou ficou muito tempo sem praticar esportes e retorna querendo tirar o atraso de uma vez.

É importante respeitar os limites do corpo.

* Falta de alongamento:
Alongar os músculos também ajuda a prevenir as câimbras. O ideal é fazer alongamento antes e depois dos exercícios. Quem sofre com câimbras noturnas, também deve fazer alongamento antes de dormir.

* Outras causas:
As câimbras podem ter outras causas sem nenhuma relação, direta ou indireta, com o esporte.

Algumas possíveis causas são: gravidez, doenças vasculares, movimentos repetitivos no trabalho, longos períodos parado em posição inadequada, efeito colateral de alguns medicamentos, doenças neuromusculares, insuficiência renal, alcoolismo, anemia, diabetes, entre outras.

Portanto se você tomar os cuidados acima e continuar sentindo muitas câimbras, o ideal é procurar um médico.

Mas o que fazer quando a câimbra vem?

Na hora "H" o ideal é alongar e massagear o músculo, para aliviar a dor e estimular a circulação sanguínea. Descanse um pouco e reponha os nutrientes, com água de coco ou isotônicos.

Fontes:
Esporte de Aventura
MD Saúde
Total Sport
Wikipédia

Fonte: Capoeira de Vênus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência de Ensino de Mestre Bimba

Vamos começar o Ano acelerado! Nesse primeiro post do ano, tirando o de Feliz Ano Novo é claro, vamos começar relembrando os fundamentos no método de ensino da Regional... O Mestre criou o primeiro método de ensino da capoeira, que consta de uma sequência lógica de movimentos de ataque, defesa e contra-ataque, podendo ser ministrada para os iniciantes na forma simplificada, o que permite que os alunos aprendam jogando com uma forte motivação e segurança. Jair Moura, Ex-aluno explica ” esta sequência é uma série de exercícios físicos completos e organizados em um número de lições práticas e eficientes, a fim de que o principiante em Capoeira, dentro de um menor espaço de tempo possível, se convença do valor da luta, como um sistema de ataque e defesa “. A sequência original completa de ensino é formada com 17 golpes, onde cada aluno executa 154 movimentos e a dupla 308, o que desenvolve sobremaneira o condicionamento físico e a habilidade motora específica dos praticantes. PRIMEIRA

Novo longa de Capoeira: Fly Away Beetle

Está em fase de pós produção o longa-metragem Capoeira: Fly Away Beetle , da produtora americana Bluedot . Filmado nas ruas de Salvador, o documentário mostra a beleza da capoeira e, ao mesmo tempo, explora sua a história, os mitos e todo o simbolismo de seus movimentos. A produção do longa-metragem acompanhou renomados mestres de capoeira de Salvador, conhecendo seus trabalhos, seus colegas e alunos e conhecendo também a esperança, o respeito e a libertação que a capoeira promove. E, com o objetivo de compreender melhor o cenário atual da Capoeira, o filme volta às suas raízes abordando a escravidão, o candomblé, chegando às lendárias histórias de Besouro Mangangá, e retornando aos fatos atuais. Confira o trailer: Capoeira: Fly Away Beetle Trailer from BlueDot Productions on Vimeo . O documentário Capoeira: Fly Away Beetle é uma produção de Slade Renee & Ri Stewart, dirigido por Corbin Cosmos Matt & Lockhart e assistência de Marcio de Abreu, roteiro e narração de Go

A sua Corda é de Valor

A escola ABADÁ-Capoeira tem seu próprio sistema de graduação. Todos começam com a CORDA CRUA e avançam de acordo a sua particularidade. Graduações infantis • 3 Anos - Uma ponta Amarela • 4 Anos - Ponta Amarela • 5 Anos - Ponta Amarela e Laranja • 6 anos - Ponta Laranja • 7 Anos - Ponta Laranja e Azul • 8 Anos - Ponta Azul • 9 Anos - Crua e Amarela • 10 Anos - Amarela • 11 Anos - Crua e Laranja • 12 Anos - Amarela e Laranja • 13 Anos - Laranja • 14 Anos - Crua e Azul • 15 Anos - Amarela e Azul • 16 Anos - Laranja e Azul Graduações Jovens e Adultos Alunos • CORDA CRUA E AMARELA (Transformação) • CORDA AMARELA (O Ouro: Significa a valorização do Aprendizado que será desenvolvido a partir desta graduação) • CORDA AMARELA E LARANJA (Transformação) • CORDA LARANJA (O Sol: Significa o despertar para a consciência do aprendizado) • CORDA LARANJA E AZUL (Transformação) Alunos Graduados • CORDA AZUL (O Mar: Significa a consciência da imensidão do caminho a percorrer)