Pular para o conteúdo principal

Opinião: A Capoeira e Pessoas Famosas...

Eu aposto que eu toco berimbau melhor que o nosso "companheiro".
Mas com certeza ele com um berimbau na mão ninguém o chamará de folgado.
A não ser que seja da oposição...
Aproveitando o post anterior, gostaria de falar sobre um tema que me chateia muito, e certamente a muitas outras pessoas também, porque a capoeira em si é muito mais valorizada ou colocada em ênfase quando praticada (se é que aparecer uniformizado nas frente das câmeras se possa chamar de "praticar") por pessoas mais destacadas na Mídia (pois para mim fama é relativo) ???

Veja bem o motivo de tal declaração, quando a maioria das pessoas vêem uma pessoa comum praticando capoeira a primeira coisa que falam é "olha lá aquele vagabundo que não quer nada com a vida, só pensa nesta porcaria", claro que isso não é uma regra. É meus amigos, a verdade é essa doa a quem doer, muitos de nós com certeza já foram questionados pelos pais a respeito de praticas inúteis "à vida moderna", isso acontece geralmente quando dependemos da "finança" de nossos pais, porém as vezes essa opinião continua quando nos tornamos independentes financeiramente e adultos!!! Mas tudo bem, nossos pais só querem o melhor para nós, e alguns certamente apoiam toda e qualquer prática esportiva. (Mas isso é uma outra história para um outro pôs do sol...).

Agora quando uma pessoa conhecida na Mídia pratica capoeira aí ela (capoeira) passa a ser a melhor coisa do mundo na opinião geral!!! Para mim é injusto esse tipo de distinção, mas será que isso acontece por causa das origens da capoeira, ou é simples e puro preconceito que advém de pessoas mal informadas???

E não se esquecendo que provavelmente existam pessoas famosas que levam a pratica da capoeira a sério e que devem jogar muito bem!

Está aberta a discussão, para isso que serve os "comentários"...

REFLITAM!!!

Comentários

Venusiana disse…
Isso não acontece só com a capoeira. Muitas pessoas ainda tendem a endeusar quem aparece na televisão. Concordo que é uma grande bobagem, mas se isso pode ajudar a quebrar um pouco essa visão ruim que alguns ainda têm da capoeira, acho que vale a pena tirar proveito disso.
Psico disse…
O Mestre Boneco, do grupo Capoeira Brasil, é um bom exemplo de gente famosa que leva Capoeira a sério. Ator e modelo, nunca deixou de praticar nossa arte e nem mesmo de defendê-la e divulgá-la nos diversos meios de comunicação que teve e tem acesso.
E concordo com a Venusiana. Aproveitando essa exposição na mídia da maneira correta, podemos quebrar essa visão ruim que muitos tem da Capoeira.
Papagaio Preto disse…
Em primeiro lugar quero agradecer a visita de vocês aqui no blog!! A opinião de todos é muito importante. Concordo com o 2 a respeito de tirar proveito disso em favor da capoeira, mas agora vem pergunta, quando é que isso acontece sem vincular a Arte com a fama de alguém? Onde tem a divulgação da Arte em larga escala sem vincular a uma atriz bonita por exemplo? É aí que está, se a capoeira for aceita pelas pessoas sempre desta maneira, então ele não está sendo aceita de verdade, mas sim comercializada...

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência de Ensino de Mestre Bimba

Vamos começar o Ano acelerado! Nesse primeiro post do ano, tirando o de Feliz Ano Novo é claro, vamos começar relembrando os fundamentos no método de ensino da Regional... O Mestre criou o primeiro método de ensino da capoeira, que consta de uma sequência lógica de movimentos de ataque, defesa e contra-ataque, podendo ser ministrada para os iniciantes na forma simplificada, o que permite que os alunos aprendam jogando com uma forte motivação e segurança. Jair Moura, Ex-aluno explica ” esta sequência é uma série de exercícios físicos completos e organizados em um número de lições práticas e eficientes, a fim de que o principiante em Capoeira, dentro de um menor espaço de tempo possível, se convença do valor da luta, como um sistema de ataque e defesa “. A sequência original completa de ensino é formada com 17 golpes, onde cada aluno executa 154 movimentos e a dupla 308, o que desenvolve sobremaneira o condicionamento físico e a habilidade motora específica dos praticantes. PRIMEIRA

Novo longa de Capoeira: Fly Away Beetle

Está em fase de pós produção o longa-metragem Capoeira: Fly Away Beetle , da produtora americana Bluedot . Filmado nas ruas de Salvador, o documentário mostra a beleza da capoeira e, ao mesmo tempo, explora sua a história, os mitos e todo o simbolismo de seus movimentos. A produção do longa-metragem acompanhou renomados mestres de capoeira de Salvador, conhecendo seus trabalhos, seus colegas e alunos e conhecendo também a esperança, o respeito e a libertação que a capoeira promove. E, com o objetivo de compreender melhor o cenário atual da Capoeira, o filme volta às suas raízes abordando a escravidão, o candomblé, chegando às lendárias histórias de Besouro Mangangá, e retornando aos fatos atuais. Confira o trailer: Capoeira: Fly Away Beetle Trailer from BlueDot Productions on Vimeo . O documentário Capoeira: Fly Away Beetle é uma produção de Slade Renee & Ri Stewart, dirigido por Corbin Cosmos Matt & Lockhart e assistência de Marcio de Abreu, roteiro e narração de Go

A sua Corda é de Valor

A escola ABADÁ-Capoeira tem seu próprio sistema de graduação. Todos começam com a CORDA CRUA e avançam de acordo a sua particularidade. Graduações infantis • 3 Anos - Uma ponta Amarela • 4 Anos - Ponta Amarela • 5 Anos - Ponta Amarela e Laranja • 6 anos - Ponta Laranja • 7 Anos - Ponta Laranja e Azul • 8 Anos - Ponta Azul • 9 Anos - Crua e Amarela • 10 Anos - Amarela • 11 Anos - Crua e Laranja • 12 Anos - Amarela e Laranja • 13 Anos - Laranja • 14 Anos - Crua e Azul • 15 Anos - Amarela e Azul • 16 Anos - Laranja e Azul Graduações Jovens e Adultos Alunos • CORDA CRUA E AMARELA (Transformação) • CORDA AMARELA (O Ouro: Significa a valorização do Aprendizado que será desenvolvido a partir desta graduação) • CORDA AMARELA E LARANJA (Transformação) • CORDA LARANJA (O Sol: Significa o despertar para a consciência do aprendizado) • CORDA LARANJA E AZUL (Transformação) Alunos Graduados • CORDA AZUL (O Mar: Significa a consciência da imensidão do caminho a percorrer)