Pular para o conteúdo principal

Mestre Camisa, Doutor Honoris Causa

Foi entregue o título de Doutor Honoris Causa ao nosso Mestre Camisa, outorgado em 28 de maio de 2010 pelo Conselho Universitário da Universidade de Uberlândia. Indicado como personalidade eminente que contribui de modo relevante para o desenvolvimento da cultura afro – brasileira e detém valioso conhecimento sobre capoeira, Patrimônio Imaterial Brasileiro e se distingue por sua atuação cultural, social e educacional no Brasil e no exterior.
A solenidade aconteceu dia 5 de maio de 2011, durante o Encontro Internacional ABADÁ-CAPOEIRA realizado de 05 a 07 de maio, na cidade de Uberlândia, com o apoio da UFU. A outorga do título foi realizada no anfiteatro do bloco 3Q, no Campus Santa Mônica, às 20 horas.

Em 2008 a Capoeira foi registrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial da cultura brasileira. Conforme explica Guimes Rodrigues Filho, professor do Instituto de Química da UFU e coordenador do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros, o diploma representa o papel que a academia exerce no sentido de preservar esse patrimônio. “Como a Capoeira tem uma transmissão fundamentalmente oral, os mestres passam a ser as ‘bibliotecas’”, compara.

Guimes lembra que foi Mestre Camisa quem, à frente do grupo ABADÁ-CAPOEIRA, teve a participação mais expressiva na difusão da Capoeira Regional pelo mundo. Em 2003 a UFU também outorgou o título de Doutor Honoris Causa ao Mestre João Pequeno (João Pereira dos Santos), Mestre da outra matriz da Capoeira, a Capoeira Angola.

Não podem deixar de serem citados Mestre João Grande (João Oliveira dos Santos), que recebeu este título pela Universidade americana de Upsala, New Jersey, e o mais importante para a ABADÁ-CAPOEIRA, Mestre Bimba (Manoel dos Reis Machado) pela Universidade Federal da Bahia (Post mortem).

Aqui as fotos da entrega do Título de Doutro Honoris Causa e de cidadão Uberlandense.


Extra: No blog Quintal do Lobisomem tem mais algumas fotos e uma música dedicada a esta conquista. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência de Ensino de Mestre Bimba

Vamos começar o Ano acelerado! Nesse primeiro post do ano, tirando o de Feliz Ano Novo é claro, vamos começar relembrando os fundamentos no método de ensino da Regional... O Mestre criou o primeiro método de ensino da capoeira, que consta de uma sequência lógica de movimentos de ataque, defesa e contra-ataque, podendo ser ministrada para os iniciantes na forma simplificada, o que permite que os alunos aprendam jogando com uma forte motivação e segurança. Jair Moura, Ex-aluno explica ” esta sequência é uma série de exercícios físicos completos e organizados em um número de lições práticas e eficientes, a fim de que o principiante em Capoeira, dentro de um menor espaço de tempo possível, se convença do valor da luta, como um sistema de ataque e defesa “. A sequência original completa de ensino é formada com 17 golpes, onde cada aluno executa 154 movimentos e a dupla 308, o que desenvolve sobremaneira o condicionamento físico e a habilidade motora específica dos praticantes. PRIMEIRA

Novo longa de Capoeira: Fly Away Beetle

Está em fase de pós produção o longa-metragem Capoeira: Fly Away Beetle , da produtora americana Bluedot . Filmado nas ruas de Salvador, o documentário mostra a beleza da capoeira e, ao mesmo tempo, explora sua a história, os mitos e todo o simbolismo de seus movimentos. A produção do longa-metragem acompanhou renomados mestres de capoeira de Salvador, conhecendo seus trabalhos, seus colegas e alunos e conhecendo também a esperança, o respeito e a libertação que a capoeira promove. E, com o objetivo de compreender melhor o cenário atual da Capoeira, o filme volta às suas raízes abordando a escravidão, o candomblé, chegando às lendárias histórias de Besouro Mangangá, e retornando aos fatos atuais. Confira o trailer: Capoeira: Fly Away Beetle Trailer from BlueDot Productions on Vimeo . O documentário Capoeira: Fly Away Beetle é uma produção de Slade Renee & Ri Stewart, dirigido por Corbin Cosmos Matt & Lockhart e assistência de Marcio de Abreu, roteiro e narração de Go

A sua Corda é de Valor

A escola ABADÁ-Capoeira tem seu próprio sistema de graduação. Todos começam com a CORDA CRUA e avançam de acordo a sua particularidade. Graduações infantis • 3 Anos - Uma ponta Amarela • 4 Anos - Ponta Amarela • 5 Anos - Ponta Amarela e Laranja • 6 anos - Ponta Laranja • 7 Anos - Ponta Laranja e Azul • 8 Anos - Ponta Azul • 9 Anos - Crua e Amarela • 10 Anos - Amarela • 11 Anos - Crua e Laranja • 12 Anos - Amarela e Laranja • 13 Anos - Laranja • 14 Anos - Crua e Azul • 15 Anos - Amarela e Azul • 16 Anos - Laranja e Azul Graduações Jovens e Adultos Alunos • CORDA CRUA E AMARELA (Transformação) • CORDA AMARELA (O Ouro: Significa a valorização do Aprendizado que será desenvolvido a partir desta graduação) • CORDA AMARELA E LARANJA (Transformação) • CORDA LARANJA (O Sol: Significa o despertar para a consciência do aprendizado) • CORDA LARANJA E AZUL (Transformação) Alunos Graduados • CORDA AZUL (O Mar: Significa a consciência da imensidão do caminho a percorrer)