Pular para o conteúdo principal

Em Busca do Grupo Perfeito...


Leiam uma pequena introdução deste post aqui e o restante em sua fonte, vale cada minuto de leitura e nos faz pensar se o que temos hoje em dia é a verdadeira capoeira ou mais um produto enlatado...

"Certa feita uma mãe, que havia sido praticante de capoeira, resolveu sair em busca do grupo ideal para seu filho, logo na primeira esquina percebeu uma academia com grande propaganda de aulas de capoeira. Em sua chegada ao local havia uma escada que dava acesso ao pavimento superior, onde funcionavam as aulas de capoeira. A escada era toda enfeitada com muitas fotos e banners com imagens de homens musculosos sem camisa executando movimentos aéreos, alongados e na maioria das vezes, com expressões faciais simulando raiva ou dor."

Continua...

Fonte: Portal Capoeira

Comentários

Psico disse…
Discordo um pouco do texto, no que se refere ao professor usar "marcas" na roupa e estar tomando um isotônico de marca famosa...
Não vejo nada de errado nisso. Afinal, qual é o problema do cara ter patrocinadores, se faz um trabalho correto?
Se o professor não é arrogante, é bem educado, conhecedor dos fundamentos da capoeira, usa uma metodologia correta...
É errado ganhar dinheiro de maneira honesta?
Vejo muita gente tentando mostrar algumas coisas como erradas. Vai ver certo é o Mestre morrer na miséria, como muitos grandes Mestres da capoeira!
Por favor, né?

Parabéns meu amigo Papagaio pelo ótimo texto! Questões como essa devem ser debatidas, pois como diz o texto, é com o diálogo que a gente se entende! ;)

Abração!
E boa sorte no evento aí em Livramento semana que vem!
Tô aqui na torcida!
Psico disse…
Ahh! Com outra partes do texto estou de acordo. Não acho tudo o que está escrito certo, mas também não acho tudo errado.
Só acho que não devemos confundir as coisas.

Abração!
Papagaio Preto disse…
Discordo um pouco do texto, no que se refere ao professor usar "marcas" na roupa e estar tomando um isotônico de marca famosa...
Não vejo nada de errado nisso. Afinal, qual é o problema do cara ter patrocinadores, se faz um trabalho correto?...

Também não vejo problema nenhum, isso somente se torna problema quando passa a ser o foco e não o diferencial...

Pois vejo muito cara com um bom físico fazendo saltos bonitos, e que não sabe um mísero fundamento da capoeira, logo então aparece alguma empresa e cola uma etiqueta no mesmo... Isso sim na minha opinião é o problema.

Uma vez eu ia escrever um post sobre professores de capoeira e sobre uma conclusão que cheguei... Para dar aula de capoeira NÃO se necessita saber capoeira... Parece piada, mas não é, sabe porque? Vejo pessoas que se vangloriam de seus 10 ou 15 anos na capoeira conhecendo muito pouco sobre os fundamentos e que se intitulam "Mestres". Moral da história, para ser professor de capoeira você tem que convencer a sociedade de que você sabe capoeira, pois se não fosse assim não teria um monte de "Mestre" por aí ensinando qualquer coisa parecida com capoeira e que no final acaba levando o praticante a lesões graves...
Psico disse…
Claro Papagaio!
Realmente, tem muito "professor" e "mestre" que não sabe nada de capoeira!
Mas ao ler o texto parece que o autor fala como se todo grupo de "capoeira contemporânea" (não gosto muito de usar esse nome, mas usando-o fica mais fácil de compreender a quem me dirijo) fosse assim. E nós sabemos que não é.

Importante o lance das lesões mesmo! Devemos cuidar onde colocamos nossos filhos, com certeza. Só não se pode confundir as coisas! ;)
É isso!

Abração!
Papagaio Preto disse…
Sabe como é, o pessoal se guia muito pelo preço, então aparece esses pseudo-mestres cobrando barato, prejudicando os verdadeiros profissionais da capoeira e que no fim acaba parando no contexto do post. Não gosto muito de gente colocando banca de "mestre", para ser um profissional da capoeira você tem que ser competente no que faz e não necessáriamente um mestre (infelizmente esse entitulação se vende muito bem), claro que essa banca funciona só no mundinho deles, aí quando aparece um capoeirista de verdade eles não ficam nem perto sabendo que vão se dar mal... Se tu soubesse de quantas histórias tenho para contar!

(Esse papo me deu uma idéia para o teu site, se quiser saber entra em contato).

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência de Ensino de Mestre Bimba

Vamos começar o Ano acelerado! Nesse primeiro post do ano, tirando o de Feliz Ano Novo é claro, vamos começar relembrando os fundamentos no método de ensino da Regional... O Mestre criou o primeiro método de ensino da capoeira, que consta de uma sequência lógica de movimentos de ataque, defesa e contra-ataque, podendo ser ministrada para os iniciantes na forma simplificada, o que permite que os alunos aprendam jogando com uma forte motivação e segurança. Jair Moura, Ex-aluno explica ” esta sequência é uma série de exercícios físicos completos e organizados em um número de lições práticas e eficientes, a fim de que o principiante em Capoeira, dentro de um menor espaço de tempo possível, se convença do valor da luta, como um sistema de ataque e defesa “. A sequência original completa de ensino é formada com 17 golpes, onde cada aluno executa 154 movimentos e a dupla 308, o que desenvolve sobremaneira o condicionamento físico e a habilidade motora específica dos praticantes. PRIMEIRA

Novo longa de Capoeira: Fly Away Beetle

Está em fase de pós produção o longa-metragem Capoeira: Fly Away Beetle , da produtora americana Bluedot . Filmado nas ruas de Salvador, o documentário mostra a beleza da capoeira e, ao mesmo tempo, explora sua a história, os mitos e todo o simbolismo de seus movimentos. A produção do longa-metragem acompanhou renomados mestres de capoeira de Salvador, conhecendo seus trabalhos, seus colegas e alunos e conhecendo também a esperança, o respeito e a libertação que a capoeira promove. E, com o objetivo de compreender melhor o cenário atual da Capoeira, o filme volta às suas raízes abordando a escravidão, o candomblé, chegando às lendárias histórias de Besouro Mangangá, e retornando aos fatos atuais. Confira o trailer: Capoeira: Fly Away Beetle Trailer from BlueDot Productions on Vimeo . O documentário Capoeira: Fly Away Beetle é uma produção de Slade Renee & Ri Stewart, dirigido por Corbin Cosmos Matt & Lockhart e assistência de Marcio de Abreu, roteiro e narração de Go

A sua Corda é de Valor

A escola ABADÁ-Capoeira tem seu próprio sistema de graduação. Todos começam com a CORDA CRUA e avançam de acordo a sua particularidade. Graduações infantis • 3 Anos - Uma ponta Amarela • 4 Anos - Ponta Amarela • 5 Anos - Ponta Amarela e Laranja • 6 anos - Ponta Laranja • 7 Anos - Ponta Laranja e Azul • 8 Anos - Ponta Azul • 9 Anos - Crua e Amarela • 10 Anos - Amarela • 11 Anos - Crua e Laranja • 12 Anos - Amarela e Laranja • 13 Anos - Laranja • 14 Anos - Crua e Azul • 15 Anos - Amarela e Azul • 16 Anos - Laranja e Azul Graduações Jovens e Adultos Alunos • CORDA CRUA E AMARELA (Transformação) • CORDA AMARELA (O Ouro: Significa a valorização do Aprendizado que será desenvolvido a partir desta graduação) • CORDA AMARELA E LARANJA (Transformação) • CORDA LARANJA (O Sol: Significa o despertar para a consciência do aprendizado) • CORDA LARANJA E AZUL (Transformação) Alunos Graduados • CORDA AZUL (O Mar: Significa a consciência da imensidão do caminho a percorrer)