Pular para o conteúdo principal

Lutas Semelhantes


Na seção "TEXTOS" do site Rabo de Arraia encontrei esse interessante texto de leitura interessante...

Luta do Bode
Antigamente, existia uma luta estranha que se parecia com uma briga de bodes, onde os dois contendores, usavam somente a cabeça para atacar e derrubar os seus adversários, por isso ficando com o nome de dança do bode ou luta do bode, que sempre avia algum gravemente ferido nesses combates, pois ao tentar atacar o adversário, costumavam se chocarem cabeça com cabeça, havendo até mortes. Talvez por este motivo, esta luta pouco conhecida hoje, tenha se extinguido dez do século passado.

Bate coxa
Esta luta denominada de Bate Coxa, era praticada principalmente pelos negros de maior estatura, pois esta luta consistia em derrubar o adversário, com pancadas nas coxas. Estas pancadas eram dadas também na canela e não somente nas coxas, pois o objetivo principal, era de se provar quem era o mais forte, pois aquele que desistisse ou caísse, era o perdedor. Esta luta também era usada como uma espécie de aposta, onde entravam bebida, objetos de valor, dinheiro e algumas vezes até mulheres.

Batuque
Esta luta chamada de batuque, era praticada de duas formas. A primeira consistia de um negro mais forte ficar plantado dentro de uma roda, em quanto o outro tentava projeta-lo ao solo, com golpes desequilibrante. A Segunda forma, era tentar colocar o adversário a nocaute com golpes de perna ou projeções, também usando alguns golpes de braço. Esta luta tem uma grande semelhança com a capoeira regional, pois o pai do Mestre Bimba, era um grande batuqueiro, considerado como um campeão.

Bassula
Uma luta africana que consiste, em derrubar e imobilizar o adversário no solo, não havendo nem um tipo de golpe traumático, onde o lutador somente se vale de quedas e imobilizações no solo, sendo que o objetivo maior à derrubar e não imobilizar. Esta modalidade à mais praticada nos litorais africanos, pois na areia, o risco de acidentes mais graves, diminui consideravelmente. Esta luta foi muito pouco praticada no Brasil, talvez até morrido com os primeiros escravos africanos que chegaram nessas terras brasileiras. Esta luta segundo foi provavelmente criada em Luanda, capital de Angola.

Kamangula
Também uma luta africana, que consiste em aplicar somente golpes de braço e, com as mãos abertas. uma espécie de boxe com mãos abertas NíGolo. Esta luta também chamada de dança das zebras, à uma luta ritualística dos povos Bantus e Mucupis, onde quando uma jovem chegava na idade de se casar, geralmente entre os 12 e os 15 anos de idade, o pai da jovem escolhia os homens de mais posses da tribo (gado, terra etc.), para que provassem a sua valentia, provando assim, a capacidade de poder cuidar bem da futura esposa. Esta luta era feita da seguinte forma: os dois ou mais pretendentes, se combatiam (homem a homem), com cabeçadas e chutes com as mãos e pés no chão, sendo que o que caísse primeiro ou simplesmente desistisse da luta, o que nesse caso seria uma vergonha perante a tribo, perdia a luta, ficando a jovem com o campeão.

Quarupe
Luta de origem indígena do Xingu, onde na festa do Quarupe (que significa festa dos mortos), dois índios lutadores de duas tribos diferentes, se confrontam. Este confronto se consiste em projeções, perde o índio que for derrubado e, também perde-se pontos, quando o índio adversário consegue tocar a parte de traz do joelho do seu oponente.

Fonte: Rabo de Arraia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência de Ensino de Mestre Bimba

Vamos começar o Ano acelerado! Nesse primeiro post do ano, tirando o de Feliz Ano Novo é claro, vamos começar relembrando os fundamentos no método de ensino da Regional... O Mestre criou o primeiro método de ensino da capoeira, que consta de uma sequência lógica de movimentos de ataque, defesa e contra-ataque, podendo ser ministrada para os iniciantes na forma simplificada, o que permite que os alunos aprendam jogando com uma forte motivação e segurança. Jair Moura, Ex-aluno explica ” esta sequência é uma série de exercícios físicos completos e organizados em um número de lições práticas e eficientes, a fim de que o principiante em Capoeira, dentro de um menor espaço de tempo possível, se convença do valor da luta, como um sistema de ataque e defesa “. A sequência original completa de ensino é formada com 17 golpes, onde cada aluno executa 154 movimentos e a dupla 308, o que desenvolve sobremaneira o condicionamento físico e a habilidade motora específica dos praticantes. PRIMEIRA

Novo longa de Capoeira: Fly Away Beetle

Está em fase de pós produção o longa-metragem Capoeira: Fly Away Beetle , da produtora americana Bluedot . Filmado nas ruas de Salvador, o documentário mostra a beleza da capoeira e, ao mesmo tempo, explora sua a história, os mitos e todo o simbolismo de seus movimentos. A produção do longa-metragem acompanhou renomados mestres de capoeira de Salvador, conhecendo seus trabalhos, seus colegas e alunos e conhecendo também a esperança, o respeito e a libertação que a capoeira promove. E, com o objetivo de compreender melhor o cenário atual da Capoeira, o filme volta às suas raízes abordando a escravidão, o candomblé, chegando às lendárias histórias de Besouro Mangangá, e retornando aos fatos atuais. Confira o trailer: Capoeira: Fly Away Beetle Trailer from BlueDot Productions on Vimeo . O documentário Capoeira: Fly Away Beetle é uma produção de Slade Renee & Ri Stewart, dirigido por Corbin Cosmos Matt & Lockhart e assistência de Marcio de Abreu, roteiro e narração de Go

A sua Corda é de Valor

A escola ABADÁ-Capoeira tem seu próprio sistema de graduação. Todos começam com a CORDA CRUA e avançam de acordo a sua particularidade. Graduações infantis • 3 Anos - Uma ponta Amarela • 4 Anos - Ponta Amarela • 5 Anos - Ponta Amarela e Laranja • 6 anos - Ponta Laranja • 7 Anos - Ponta Laranja e Azul • 8 Anos - Ponta Azul • 9 Anos - Crua e Amarela • 10 Anos - Amarela • 11 Anos - Crua e Laranja • 12 Anos - Amarela e Laranja • 13 Anos - Laranja • 14 Anos - Crua e Azul • 15 Anos - Amarela e Azul • 16 Anos - Laranja e Azul Graduações Jovens e Adultos Alunos • CORDA CRUA E AMARELA (Transformação) • CORDA AMARELA (O Ouro: Significa a valorização do Aprendizado que será desenvolvido a partir desta graduação) • CORDA AMARELA E LARANJA (Transformação) • CORDA LARANJA (O Sol: Significa o despertar para a consciência do aprendizado) • CORDA LARANJA E AZUL (Transformação) Alunos Graduados • CORDA AZUL (O Mar: Significa a consciência da imensidão do caminho a percorrer)