Pular para o conteúdo principal

Professor escreve livro sobre prática da capoeira na Europa

Obra foi publicada pela editora francesa L’Harmattan - Tuane Eggers
O coordenador da área de Humanidades da Univates, professor doutor Daniel Granada, teve publicado, por meio da editora francesa L’Harmattan, o livro de sua autoria intitulado “A prática da capoeira na França e no Reino Unido”. A obra apresenta os resultados de sua tese de doutorado, realizada sob supervisão conjunta entre duas universidades – University of Essex (Reino Unido) e Université de Paris Ouest Nanterre La Défense (França) – e conta com prefácio redigido pelos dois orientadores, Stefania Capone (EHESS) e Matthias Assunção (University of Essex).

De acordo com o professor, o objetivo do livro é fornecer um panorama de fenômenos menos evidentes dentro do processo de globalização. “Quando falamos em globalização, pensamos quase diretamente em uma americanização da sociedade em nível global, entretanto, o livro demonstra que existem relações bem mais complexas dentro do mundo globalizado”, explica.

A obra é construída por meio de relatos dos praticantes de capoeira em duas metrópoles europeias, Paris e Londres, e mostra como o fenômeno de expansão da prática da capoeira não está mais exclusivamente ligado à imigração de brasileiros, mas repousa, cada vez mais, sobre a apropriação da prática por agentes locais.

O livro pode ser adquirido pelo site da editora: www.editions-harmattan.fr.


Saiba mais sobre a obra

A capoeira foi classificada como patrimônio mundial pela Unesco no ano de 2014. Enquanto prática associada ao legado dos afrodescendentes no Brasil, ela reflete a mistura de povos e de culturas de nosso país. A capoeira está em plena expansão no século XXI, sendo praticada em muitos países. Em grandes cidades como Paris e Londres, ela continua a escrever a sua história, adaptando-se e se impondo a um número cada vez maior de praticantes.

Por meio de pesquisa etnográfica realizada com diferentes grupos de capoeira, o autor destaca relações de poder que organizam este mercado. O estudo mostra que as novas identidades construídas dentro destes grupos não têm como referência central o mundo do trabalho ou do Estado-nação, mas sim, novas formas de sociabilidade, com uma identificação ligada a um estilo de vida reivindicado como “alternativo” pelos seus praticantes.

Texto: Tuane Eggers

Fonte: UNIVATES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência de Ensino de Mestre Bimba

Vamos começar o Ano acelerado! Nesse primeiro post do ano, tirando o de Feliz Ano Novo é claro, vamos começar relembrando os fundamentos no método de ensino da Regional... O Mestre criou o primeiro método de ensino da capoeira, que consta de uma sequência lógica de movimentos de ataque, defesa e contra-ataque, podendo ser ministrada para os iniciantes na forma simplificada, o que permite que os alunos aprendam jogando com uma forte motivação e segurança. Jair Moura, Ex-aluno explica ” esta sequência é uma série de exercícios físicos completos e organizados em um número de lições práticas e eficientes, a fim de que o principiante em Capoeira, dentro de um menor espaço de tempo possível, se convença do valor da luta, como um sistema de ataque e defesa “. A sequência original completa de ensino é formada com 17 golpes, onde cada aluno executa 154 movimentos e a dupla 308, o que desenvolve sobremaneira o condicionamento físico e a habilidade motora específica dos praticantes. PRIMEIRA

Novo longa de Capoeira: Fly Away Beetle

Está em fase de pós produção o longa-metragem Capoeira: Fly Away Beetle , da produtora americana Bluedot . Filmado nas ruas de Salvador, o documentário mostra a beleza da capoeira e, ao mesmo tempo, explora sua a história, os mitos e todo o simbolismo de seus movimentos. A produção do longa-metragem acompanhou renomados mestres de capoeira de Salvador, conhecendo seus trabalhos, seus colegas e alunos e conhecendo também a esperança, o respeito e a libertação que a capoeira promove. E, com o objetivo de compreender melhor o cenário atual da Capoeira, o filme volta às suas raízes abordando a escravidão, o candomblé, chegando às lendárias histórias de Besouro Mangangá, e retornando aos fatos atuais. Confira o trailer: Capoeira: Fly Away Beetle Trailer from BlueDot Productions on Vimeo . O documentário Capoeira: Fly Away Beetle é uma produção de Slade Renee & Ri Stewart, dirigido por Corbin Cosmos Matt & Lockhart e assistência de Marcio de Abreu, roteiro e narração de Go

A sua Corda é de Valor

A escola ABADÁ-Capoeira tem seu próprio sistema de graduação. Todos começam com a CORDA CRUA e avançam de acordo a sua particularidade. Graduações infantis • 3 Anos - Uma ponta Amarela • 4 Anos - Ponta Amarela • 5 Anos - Ponta Amarela e Laranja • 6 anos - Ponta Laranja • 7 Anos - Ponta Laranja e Azul • 8 Anos - Ponta Azul • 9 Anos - Crua e Amarela • 10 Anos - Amarela • 11 Anos - Crua e Laranja • 12 Anos - Amarela e Laranja • 13 Anos - Laranja • 14 Anos - Crua e Azul • 15 Anos - Amarela e Azul • 16 Anos - Laranja e Azul Graduações Jovens e Adultos Alunos • CORDA CRUA E AMARELA (Transformação) • CORDA AMARELA (O Ouro: Significa a valorização do Aprendizado que será desenvolvido a partir desta graduação) • CORDA AMARELA E LARANJA (Transformação) • CORDA LARANJA (O Sol: Significa o despertar para a consciência do aprendizado) • CORDA LARANJA E AZUL (Transformação) Alunos Graduados • CORDA AZUL (O Mar: Significa a consciência da imensidão do caminho a percorrer)