
Os isotônicos promovem uma rápida hidratação do organismo, repondo as perdas que ocorrem pela transpiração intensificada durante o esforço físico, como por exemplo, na prática da capoeira. Esta perda reposta inclui água, açúcares (carboidratos) e sais minerais (principalmente sódio e cloreto de potássio), em proporções que garantam uma absorção rápida pelo corpo em situação de sede.
Todo exercício físico produz calor e o calor eleva a temperatura do corpo. Para fazer baixar a temperatura e voltar a uma condição de equilíbrio, o corpo transpira. A transpiração elimina parte do calor, mas carrega consigo substâncias importantes para o equilíbrio interno do corpo, como água e sais minerais Dependendo da quantidade de suor eliminado, ocorre a desidratação, cujo início se manifesta através do desencadeamento da sede, queda do desempenho, cãibras. Em estágios mais avançados, aparecem o esgotamento físico e a hipertermia, podendo o paciente chegar ao coma e à morte.
A água é indispensável ao bom funcionamento do organismo. Além de ser responsável pelo transporte de nutrientes ( aminoácidos, glicose, vitaminas etc) e de produtos da degradação para serem eliminados (uréia, ácido úrico, amônia etc), ajuda na condução do calor, produzido pelos músculos, até à superfície corporal. Portanto, ela é essencial para a produção de suor e participa de reações químicas importantes.
Quando se deseja uma recuperação correta da condição orgânica, é indispensável repor não somente a parte líquida perdida como também os sais minerais, em quantidades apropriadas. A perda rápida e em proporções significativas de sais minerais, principalmente de sais de sódio, pode provocar cãibras.
Não existe contra-indicações ao uso de isotônicos, exceto para as pessoas portadoras de certas doenças e disfunções orgânicas, como hipertensão, doenças renais, doenças que provocam retenções de líquidos no corpo e diabetes. Essas pessoas não devem consumi-los sem antes consultar seu médico ou nutricionista.
Portanto, você que é capoeirista, fique atento quanto à hidratação de seu corpo!
ANNA CHRISTINA CASTILHO
Comentários