Pierre Verger

Pierre Verger foi e é até hoje um dos fotógrafos que melhor registrou a força da cultura africana pelo mundo, registrando todos os tipos de manifestações culturais, mas conhecido pelos capoeiristas por ter registrado várias fotos de capoeira, principalmente no Barracão de Mestre Waldemar e de famosos capoeiristas antigos, como Pastinha e Traíra.

A história dele é como a de qualquer um que se apaixona pelo nosso país, é envolvido pelo povo e pela nossa cultura. Conhecer o trabalho dele é conhecer um pouco da nossa história, é ver coisas que não veremos mais e só existe no nosso imaginário.

“As coisas começaram a mudar no dia em que Verger desembarcou na Bahia. Em 1946, enquanto a Europa vivia o pós-guerra, em Salvador, tudo era tranquilidade. Foi logo seduzido pela hospitalidade e riqueza cultural que encontrou na cidade e acabou ficando. Como fazia em todos os lugares onde esteve, preferia a companhia do povo, os lugares mais simples. Os negros monopolizavam a cidade e também a sua atenção. Além de personagens das suas fotos, tornaram-se seus amigos, cujas vidas Verger foi buscando conhecer com detalhe.”
Trecho da Biografia do site

Site da Fundação Pierre Verger
www.pierreverger.org

Fonte: Abadá-Capoeira Blog Oficial

Comentários