Nossas inimigas - As Bolhas

Inspirada no Sérgio, um amigo carioca admirador de pés, resolvi fazer este post sobre esses nossos nobres amigos. Mas como não sou podóloga e como nosso blog ainda não tem visibilidade o suficiente para convencer um podólogo a ceder uma entrevista, resolvi fazer uma pesquisa e escolhi as bolhas como tema porque vez ou outra aparece uma nos pés dos capoeiristas.
Descobri uma coisa muito interessante: Não é só o chão que a gente pisa, a umidade dos pés ajuda muito no desenvolvimento das bolhas porque deixa a pele mais sensível ao atrito.
Então existem duas dicas importantes para evitar as bolhas em treinos e rodas. A primeira é não tomar banho pouco tempo antes dos treinos, principalmente banhos longos e com água quente. Vai suar mesmo, né? Então deixa pra tomar o banho depois. A segunda é, nos dias de calor, evitar tênis e sapatos quentes antes dos treinos, afinal o pé soa e fica mais sensível. Então o negócio é ir para o treino de sandália, chinelo ou papete. Mas, se não der pra evitar o tênis e o sapato, pelo menos é melhor escolher uma meia de algodão, que absorve melhor o suor.
Mas se não teve jeito e a bolha apareceu, o melhor é não furar, pois pode causar infecção. Elas levam cerca de duas semanas para secar, enquanto isso é melhor não cutucar, manter a área sempre bem limpa, e proteger o local com um anteparo com um furo no centro. Se a bolha se romper, recorte a pele solta. Pessoas diabéticas devem procurar um médico ou podólogo.

Fontes:
Site Professor Orlando Madella Junior: www.podologiabr.com
Site Clínica dos Pés: www.clinicadospes.com.br

Comentários