Parque Memorial Quilombo dos Palmares

Há quem diga que a capoeira nasceu no Quilombo dos Palmares e, embora não se tenha informações precisas a respeito, não tenho dúvida de que todo capoeirista deveria conhecer a Serra da Barriga, localizada no município de União dos Palmares, em Alagoas. Cenário do maior e mais importante quilombo de todas as Américas, é um ótimo lugar para aprender, fora dos livros, mais sobre a história de luta dos negros pela liberdade.

Hoje, na Serra da Barriga, encontra-se o Parque Memorial Quilombo dos Palmares que, inspirado nas referências históricas, reproduz o estilo de vida existente na época dos quilombos, incorpora interpretações e as expressões culturais afro-brasileira e indígena, e instiga os visitantes à reflexão. A língua e os costumes africanos estão presentes desde a entrada, recebendo os visitantes com um Oku Abo (bem-vindos), e por todo o parque, que é o único com essa temática em toda a América Latina.

Mirantes com vistas privilegiadas, que serviam de observatórios para os negros, são um dos atrativos do parque, que também possui ocas indígenas, casa de farinha, terreiro de ervas, casa do campo santo, árvore sagrada, lagoa, e um restaurante, onde os visitates podem experimentar pratos que eram produzidos e consumidos pelos quilombolas quando chegaram à Serra da Barriga, em 1597, sob a liderança da princesa Aqualtune, avó de Zumbi.

Quem quiser saber mais, acesse o site do parque, que é bem completo e fala desde a história do Quilombo dos Palmares, até como chegar no parque e onde se hospedar.

Fonte: Capoeira de Vênus

Comentários