
Essa dor irritante é resultado de uma contração involuntária de um músculo ou grupo muscular. Normalmente as partes do corpo mais atingidas são as panturrilhas (batata da perna), os músculos anteriores e posteriores da coxa, pés, mãos, pescoço e abdômen.
Muitas vezes as câimbras (ou cãibras) estão relacionadas à prática esportiva, por isso podem ser comuns em atletas. Pode, mas não deve, e evitar muitas vezes é simples. Para isso é bom conhecer as causas:
* Carência de nutrientes no organismo:
Existem controvérsias sobre qual é o principal nutriente cuja falta no organismo pode levar às câimbras. Uns defendem que é o potássio, outros o magnésio, outros o sódio.
Mas o ideal mesmo é manter o corpo ok, com uma alimentação equilibrada e completa, com frutas, legumes, verduras e cereais.
Também é importante beber muita água para se manter sempre hidratado, especialmente durante os exercícios. Água de coco ou isotônicos são indicados pois além de hidratar também repõem os sais minerais eliminados no suor.
A banana, tão famosa combatente das câimbras, costuma ajudar e pode ser consumida pelo menos uma hora antes dos treinos.
* Uso de diuréticos:
Esse item está ligado a falta de hidratação, já abordada no primeiro item. Mas vale a pena esclarecer.
Atletas que utilizam diuréticos para perder peso e se encaixar em determinada categoria estão mais propensos a ter câimbras, assim como quem usa diuréticos por outras necessidades ou recomendação médica também.
* Excesso de atividade física:
Ocorre especialmente com quem tá começando a treinar, ou ficou muito tempo sem praticar esportes e retorna querendo tirar o atraso de uma vez.
É importante respeitar os limites do corpo.
* Falta de alongamento:
Alongar os músculos também ajuda a prevenir as câimbras. O ideal é fazer alongamento antes e depois dos exercícios. Quem sofre com câimbras noturnas, também deve fazer alongamento antes de dormir.
* Outras causas:
As câimbras podem ter outras causas sem nenhuma relação, direta ou indireta, com o esporte.
Algumas possíveis causas são: gravidez, doenças vasculares, movimentos repetitivos no trabalho, longos períodos parado em posição inadequada, efeito colateral de alguns medicamentos, doenças neuromusculares, insuficiência renal, alcoolismo, anemia, diabetes, entre outras.
Portanto se você tomar os cuidados acima e continuar sentindo muitas câimbras, o ideal é procurar um médico.
Mas o que fazer quando a câimbra vem?
Na hora "H" o ideal é alongar e massagear o músculo, para aliviar a dor e estimular a circulação sanguínea. Descanse um pouco e reponha os nutrientes, com água de coco ou isotônicos.
Fontes:
Esporte de AventuraMD Saúde
Total Sport
Wikipédia
Fonte: Capoeira de Vênus
Comentários