Mestre Pirajá |
Promessa é dívida. Por isso hoje estou aqui para dizer o que descobri sobre a Capoeira Anglo-Regional, que aparece como o segundo estilo mais praticado nos dados preliminares do Mapeamento da Capoeira feito pelo Escritório Internacional de Capoeira e Turismo, conforme dados do site Brasilturis.
Se você não leu o post Alguém pratica Capoeira Ango-Regional eu indico que leia para entender melhor do que estou falando.
Ango-Regional ou Anglo-Regional?
Antes de mais nada, eu quero esclarecer que confirmei que o nome correto do estilo de capoeira que, de acordo com o mapeamento é o segundo mais praticado, é mesmo Anglo-Regional.
Conferi no site Capoeira da Bahia, site oficial do mapeamento, as opções de estilos apresentadas. Consta lá "Anglo-Regional" e nada de Ango-Regional, o que me faz crer que houve apenas um erro de digitação no site Brasilturis onde vi a informação sobre os dados preliminares do mapeamento.
A origem da Capoeira Anglo-Regional
Conforme informações do blog Gingando com Mestre Pirajá, a Capoeira Anglo-Regional foi Criada em 1969, no Recife, por Marcondes Luiz Ferreira da Silva, o próprio Mestre Pirajá, quando o mesmo fundou o Grupo Senzala de Capoeira (de Pernambuco).
Em seu novo grupo, Mestre Pirajá fundiu a capoeiragem que aprendeu com seu tio Luiz Naval, em Recife (uma capoeira sem berimbau e com características específicas), os golpes e mandingas da Angola, as cinturas desprezadas da Capoeira Regional e as experiências de jogo que aprendeu no Rio de Janeiro, junto ao Mestre Travassos e outros capoeiristas da época.
Desta fusão nasceu a maneira própria de Mestre Pirajá ensinar e jogar, à qual ele deu o nome de Anglo-Regional ou Capoeira Pernambucana.
Tentei contatar o Mestre Pirajá em 23 de agosto, para aprofundar ainda mais no assunto e tirar dúvidas sobre outras versões da história e informações divergentes, mas não obtive retorno.
Enquete
A enquete: Qual estilo de capoeira você pratica? Motivada pelo estranhamento que os dados preliminares do mapeamento me causou, continua ativa até o dia 13 de setembro.
Se você ainda não votou, VOTE.
Após o encerramento comento os resultados e falo mais sobre como é feito o Mapeamento da Capoeira do Escritório Internacional de Capoeira e Turismo.
Fonte: Capoeira de Vênus
Comentários