O Capoeirista e a Língua Portuguesa

Vou colocar aqui na íntegra um post retirado do blog Capoeira de Vênus, ele cita a importância do português para o capoeirista e porque não para todo o tipo de classe social, afinal de contas fica difícil, por exemplo, conseguir um bom emprego em uma entrevista se começar a falar "nóis fumo", "nóis vortemo".... O Professor sempre nos disse que um bom português ajuda e muito na aquisição de muita coisa, nem precisa ser referente a capoeira, e ele sempre esteve com a razão!

Quatro motivos para o capoeirista falar um bom português

Não sei se isso ocorre também no exterior, mas no Brasil vejo que existe uma espécie de crença de que quem trabalha com o corpo não precisa falar bem.

Jogadores de futebol, são um exemplo clássico dessa "crença" sem fundamento, mas ela vai além dos campos, já está presente em vários esportes e também existe no universo da capoeira.

O mais triste, é ver que existem atletas e capoeiristas que realmente acreditam que falar ou escrever corretamente é algo sem importância. Lembrando que não estou falando de usar o Português culto, mas apenas usar nossa língua corretamente.

Eu poderia citar dezenas de motivos para que todo brasileiro, incluindo atletas, procurem usar a nossa língua de forma correta; mas como eu acredito que o capoeirista tem mais motivos para isto do que boa parte dos brasileiros, cito então quatro motivos para o capoeirista falar um bom português:

1 - A capoeira é o maior veículo de divulgação da língua portuguesa no mundo: Um título desses tem valor e merece respeito. É um verdadeiro pecado um capoeirista ignorá-lo e sair por aí falando de qualquer jeito.

2 - Dar exemplo às crianças: Ligada a ações sociais ou simplesmente ensinada dentro de uma escola pública ou particular, a capoeira envolve, estimula e influencia inúmeras crianças. Não são poucos os mestres e professores que exigem que seus alunos frequentem a escola e tirem boas notas. Mas isso pouco adianta se o mestre não der o exemplo.

3 - Dar um drible no preconceito: Infelizmente os capoeiristas ainda são vistos por muitos como marginais desocupados, e falar de qualquer jeito muitas vezes reforça essa ideia. Por outro lado, um bom português pode levar muitos preconceituosos a reverem seus conceitos.

4 - Um bom português pode ajudar na busca de apoio: Se existem grupos autossuficientes, com certeza são raros. Normalmente um grupo de capoeira precisa de algum tipo de investimento, seja público ou privado. Um bom patrocinador escolhe muito bem em que ou a quem vincular sua marca, portanto, um bom português pode fazer toda a diferença, ajudando a ganhar a confiança do patrocinador.

Vale lembrar que a língua portuguesa é considerada por muitos uma das mais difíceis do mundo, portanto cometer erros é normal. O que não vale é chutar o balde, não é?

Comentários