Santugri: Histórias de Mandinga e Capoeiragem

Aqui vai uma boa dica vinda do blog Capoeira de Vênus...
  
Vez ou outra indico livros aqui. São livros sobre a história da capoeira, sua filosofia, seus benefícios, histórias de mestres...

Mas quem gosta de ler sabe que ler também é lazer, uma distração, uma viagem. Por isso já estava mais que na hora de indicar uma ficção.

Santugri: Histórias de Mandinga e Capoeiragem, de Muniz Sodré, reúne 18 contos nos quais a magia da África negra, representada no Brasil pela capoeira e pelo candomblé, são a inspiração.

O livro propõe uma visão autêntica, e muito bem-humorada da cultura negra e, de um modo simples e envolvente, o autor apresenta o universo de personagens marcados por esta cultura.

A obra foi publicada originalmente em 1988 e, agora, em nova edição, conta com dois contos inéditos: A filha de Obá e O cágado na cartola. No primeiro, Edna, uma mulher que vem da uma família de tradição no candomblé, embora não siga a religião, "brinca" com sua mitologia para decifrar os que estão a sua volta. O segundo conto, aborda a história de um pescador, João “Changue” Souza, que para equilibrar o orçamento também atua como mágico em festas infantis.

O jornalista e escritor baiano Muniz Sodré também é autor do livro Mestre Bimba - Corpo de Mandinga, publicado em 2002.

Comentários