Valorização do Mestre de Capoeira

Em 1977 Mestre Camisa iniciou o processo de valorização do Mestre de Capoeira. Os capoeiristas que alcançavam essa graduação passaram a ser reconhecidos como "Mestrando"(palavra introduzida na capoeira por Mestre Camisa).

Foi criado o sistema de graduação Abadá-Capoeira, fundamentado nos reinos animal, vegetal e mineral. A corda vermelha passou a ser representada pelo "Rubi" com o seguinte significado – ...É a pedra que simboliza a justiça. É a fase que o capoeirista adquire a consciência da responsabilidade que tem para com a capoeira, procurando conduzir o seu trabalho e suas decisões com justiça.

Assim, os novos Mestrandos para serem reconhecidos como Mestres teriam que ficar no mínimo 10 anos na corda vermelha se dedicando ao "mestrado", terem mais de 40 anos de idade além de outros pré requisitos.
O titulo de Mestre na Abadá Capoeira é representado pela corda Vermelha/Branca e a corda Branca.

A Vermelha/Branca representa a transformação é nesta graduação que o capoeirista procura desenvolver todo o seu potencial, no sentido de congregar e manter os ideais da ABADÁ, já que está numa fase de transformação, ou seja, se preparando para assumir a graduação máxima dentro do sistema de graduação do ABADÁ. Para isso, é preciso, decidir com acerto, precisão, honestidade, lealdade e acima de tudo com sabedoria e imparcialidade.

A corda Branca é o Diamante, o mineral que reflete todas as cores. É o mais duro e resistente minério. É dele que todo o sistema ABADÁ se sustenta, para a preservação dos seus ideais. É no branco que todas as cores se reúnem. É através da sabedoria, paciência, humildade, lealdade e firmeza de propósitos que irá manter a sua filosofia, tradição e fundamentos.

Abadá - Capoeira, fundada em 1988 na cidade do Rio de Janeiro.
Presidente Fundador
José Tadeu Carneiro Cardoso - Mestre Camisa

Fonte: ABADÁ-Capoeira Institucional

Comentários