ESSE POST VAI SER PARA FECHAR O MÊS E APROVEITAR O FERIADO DO DIA DO TRABALHADOR PARA REFLETIRMOS UM POUCO...
Esse post vai ser mais um desabafo do que informativo, com que nunca aconteceu aquela situação de sair de um treino de capoeira uniformizado seja qual for motivo e encontrar sempre aquelas pessoas chatas querendo te zoar, tipo: começam a cantar "paranauê" para te irritar, ou ficam falando que essa "dancinha" não serve para nada, ou ainda aqueles metidos a machões que ficam batendo no peito e dizendo que se ficar dançandona frente dele vai meter chumbo grosso! Não vou estender essa parte senão o post vira um livro!!!
E por incrível que pareça, isso tudo acontece pelo simples fato de te verem uniformizado de capoeirista, aqui na minha cidade já houve casos como daquelas pessoas que compram abrigos de passseio somente pelo conforto da vestimenta e passarem pela mesma situação constrangedora. Agora quando passa uma pessoa com algum uniforme de alguma arte marcial oriental, tipo kung-fu, tae kwon do, karatê, jiu-jitsu, aikidô, muay thai e entre muitas outras, as pessoas a volta ficam todas caladas com medo de levar uma surra, e porque na capoeira não acontece o mesmo? Só porque é brasileira, e a artes marciais orientais são consideradas mais eficientes? Ou porque possuem vários filmes fantasiosos onde aparece um lutador batendo em uma dúzia de caras sem ao menos levar um tapa? Ou só porque na capoeira tem saltos acrobáticos dizem que ela não presta para nada, que engraçado, tem outras artes marciais orientais que também possuem saltos acrobáticos e ninguém diz que não serve para nada! E ainda digo mais, pior quando o desrespeito vem de praticantes de outras artes marcias, onde se espera uma postura mais coerente já que todo mundo sabe que não se avalia o tipo de arte marcial mas sim seu praticante. Pior é aquela cena ridícula do filme Quebrando as Regras (Never Back Down). Ou alguém acha que pelo fato de treinar tal tipo de arte marcial que dizem ser 1000% eficiente vai poder bater em uma pessoa que aprendeu a lutar na rua e continua na atividade durante 20 anos? E olha que já teve fatos históricos como os de Mestre Bimba que subiu em um ringue para defender a capoeira regional e venceu. Por isso eu digo: MAIS RESPEITO A CAPOEIRA... POR FAVOR!!!
Graças a ela, muito desses zoadores podem andar livremente pelas ruas e terem direitos iguais. E depois fica aquele dilema, se aparece uma pessoa dessas e por ventura esquecemos de todos os princípios morais, enchemos ela de porrada, ela vai sair por aí dizendo que capoeira é perigosa e é coisa de marginal, e ainda por cima denegrimos o nome da entidade ao qual pertencemos, mas agora se um capoeirista apanha vai continuar aquela lenga-lenga de que capoeira é uma "dancinha" que não serve para nada e que ainda somos um bando de medrosos. Para alguns desinformados, já teve materias em revistas internacionais sobre artes marciais, onde a capoeira foi considerada a arte marcial mais PERIGOSA DE TODOS OS TEMPOS, pois a capoeira nasceu com um único objetivo, matar... Ou você acha que ela foi desenvolvida para ficar dançando com capitães do mato? Claro que hoje isso tudo não é mais necessário e a capoeira contemporânea ganhou um aspecto mais esportivo e lúdico.
Pois é meus amigos, a coisa sempre é 8 ou 80, gostaria se saber quando as pessoas vão parar com essas atitudes irritantes contra uma classe que no passado era tão nobre por seus ideiais de libertação. Ou esse post é uma bobagem que acontece só na minha cidade, já que moro no interior e geralmente as pessoas tem a "cabeça" pequena, ou isso acontece em outros lugares também, tipo em grandes centros urbanos. Por favor se manifestem nos comentários e quem sabe no futuro esse tipo de coisa não aconteça mais.
Axé a Todos!
Papagaio Preto
PS: Eu gostaria que esse post fosse mais lido por não capoeristas do que capoeiristas em si. O assunto é polêmico, então comentários sem nenhum embasamento, ofensivos, etc... E que não sirvam para ajudar a conversa ser mais sadia serão deletados. Então que leu o texto e tem bom senso sabe o que estou dizendo, enão me venham com aquele papo de que treino tal arte marcial e já bati em capoerista, pois com certeza o contrário já aconteceu em algum canto do mundo...
Comentários