Pular para o conteúdo principal

Mestre Bimba - Manuel dos Reis Machado

Seguindo os posts sobre grandes mestres e figuras históricas da capoeira, vamos falar de um dos maiores Mestres de Capoeira de todos os tempos, criador do estilo regional e Patrono da Abadá-Capoeira!

Mestre Bimba (1900-1974)

Manuel dos Reis Machado, chamado geralmente de Mestre Bimba (nascido em 23 de Novembro de 1899, Salvador, Brasil - 05 Fevereiro de 1974) era um mestre de capoeira, arte marcial Afro-Brasileira.

Vida Adiantada

Manuel dos Reis Machado era dito ter possuído duas certidões de nascimento, datadas em 1899 e 1900, respectivamente. 1900 é a data mais comumente usada.

Filho de Luiz Cândido Machado e Maria Martinha do Bonfim, Manuel dos Reis Machado nasceu no Bairro do Engenho Velho, Salvador. O apelido "Bimba" veio devido a um aposta entre sua mãe e a parteria durante seu nascimento; sua mãe apostou que iria ter uma menina e a parteira apostou que iria ser um menino. Após seu nascimento, a parteira disse... GANHEI A APOSTA, O CABRA BEM BIMBA E CACHO (bimba - apelido dado ao orgão sexual masculino).

Ele começou a aprender capoeira quando tinha 12 anos de idade, com um Capitão da Companhia Baiana de Navegação na Estrada das Boiadas (hoje Bairro da Liberdade) em Salvador, chamado Bentinho, embora que naqueles dias a capoeira estavesse ainda sendo perseguida pelas autoridades. Ele seria após conhecido como um lendários fundadores da capoeira contemporãnea, o outro seria Vicente Ferreira Pastinha ("Mestre Pastinha"), o pai da capoeira angola.

Manuel dos Reis Machado foi carvoeiro, carpinteiro, armazenador, estivador, e condutor de carroça, mas principalmente um capoeirista.

Nascimento do estilo regional

Aos 18 anos, Bimba sentiu que o capoeira tinha perdido toda sua eficácia como uma arte marcial e um instrumento da resistência, se transformando em uma atividade folclórica reduzida a nove movimentos. Foi então que Bimba começou a restaurar movimentos das lutas tradicionais de capoeira e adicionou movimentos de um outro estilo de luta africana chamada Batuque - um tipo de arte marcial, luta, maliciosa que aprendeu de seu pai (do qual seu pai era um campeão), assim como também introduzui movimentos criados por si próprio. Este era o começo do desenvolvimento do capoeira regional.

Em 1928, um novo capítulo na história da capoeira começou, assim como uma mudança na maneira que as pessoas negras (de herança africana, trazidas para o Brasil como escravas) eram vistas pela sociedade brasileira. Após uma apresentação no palácio do Governador da Bahia, Juracy Magalhães, Bimba foi finalmente bem sucedido em convencer as autoridades do valor cultural do capoeira, assim nos anos 30 terminava sua proibição oficial, em vigor desde 1890.

Manuel dos Reis Machado fundou a primeira escola de capoeira em 1932, a Academia-escola de Cultura Regional, no Engenho de Brotas em Salvador, Bahia. Previamente, a capoeira era somente praticada e jogada nas ruas. Entretanto, a capoeira foi ainda pesadamente discriminada de frente pela sociedade brasileira da classe alta. A fim de mudar a reputação pejorativa da capoeira e de seus praticantes como arruaceiros, ladrões e maliciosos, Bimba fixou novos padrões para arte.

Seus estudantes teriam que usar um uniforme limpo, branco, exibindo a prova do grau de capacidade escolar, exercício de disciplina, mostrar boa postura e muitos outros padrões. Como um resultado, doutores, advogados, políticos, pessoas da classe alta, e mulheres (até então excluídas) começaram a se juntar a sua escola, fornecendo a Bimba legalidade e sustento.

Capoeira regional é estabilizada

Em 1936, Bimba desafiou lutadores de qualquer estilo da arte marcial para testar seu estilo regional. Teve quatro adversários, lutou contra Vítor Benedito Lopes, Henrique Bahia, José Custódio dos Santos (“Zé I”) e Américo Ciência. Bimba venceu todos os adversários. Bimba era um lutardor renomado e temido. Ganhou o apelido de "Três Pancadas" porque, segundo se dizia, era o máximo que seus adversários aguentavam.

Em 1937, ele ganhou do estado o quadro de certificado de Educação após ele ser convidado para demonstrar a capoeira para o então presidente do Brasil, Getúlio Dorneles Vargas.

Em 1942, Manuel dos Reis Machado abriu sua segunda escola no Terreiro de Jesus na Rua das Laranjeiras, hoje Rua Francisco Muniz Barreto. A escola está até hoje aberta e era supervisionada por seu antigo aluno, “Vermelho-27” até o início dos anos 80. A escola veio então sob a breve supervisão de Mestre Almiro, antes de ser transferida a Mestre Bamba; o homem que conduz a escola hoje. Ele também ensinou capoeira para o exército e na academia de polícia. Foi então considerado “o pai da capoeira moderna”.

Nomes importantes da sociedade brasileira naquele época como o Dr. Joaquim de Araújo Lima (antigo governador de Guaporé), Jaime Tavares, Rui Gouveia, Alberto Barreto, Jaime Machado, Delsimar Cavalvanti, César Sá, Decio Seabra, José Sisnando e muitos outros eram alunos de Bimba.

Legado

Triste com falsas promessas e a falta de apoio das autoridades locais na Bahia, mudou-se para Goiânia em 1973 ao convite de um antigo aluno. Morreu um ano mais tarde, em 05 de Fevereiro de 1974 no Hospital das Clínicas de Goiânia, devido a um derrame. A causa de sua morte foi o "Banzo" (doença da saudade), acarretando numa parada cardíaca fatal. Sepultado em Goiânia, seus restos mortais foram transladados para Salvador em 20 de julho de 1978.

Bimba tentou recuperar os valores originais dentro da capoeira, que foram usados entre os escravos negros de séculos antes dele. Para Bimba, a capoeira era uma luta, mas a “competição” devia ser permanentemente evitada já que acreditava que era uma luta de “cooperação”, onde o jogador mais forte é sempre responsável pelo jogador mais fraco e o ajuda a se sobressair em suas próprias técnicas da luta.

Manuel dos Reis Machado lutou toda sua vida pelo o que ele fortemente acreditou que era o melhor para o capoeira e teve êxito. Após ele morrer em 1974, um de seus filhos, “Nenel” (Manoel Nascimento Machado), aos 14 anos, tomou para si o legado da capoeira de seu pai. Nenel é ainda responsável pela notável cultural e legado histórico que seu pai deixou a ele e é presidente da Escola de Capoeira Filhos de Bimba.

Regras da acadêmia Bimba

Bimba acreditou fortemente que a capoeira tinha um extraordinário valor como uma arte marcial de autodefesa, por isso seus esforços para desenvolver seu aprendizado de uma maneira estruturada e metódica.

Bimba desenvolveu um método de ensino da capoeira com ensinamentos, princípios e tradições, que são ainda parte da capoeira regional até hoje. Alguns de seus ensinamentos são:

  • Pare de fumar e beber já que interfere com o desempenho dos jogadores;
  • Evite demonstrar seu progresso como um jogador de capoeira fora da academia (o fator “surpresa” é crucial);
  • Evite conversar durante o treino, ao invés disso observe e aprenda mais observando.
  • Pratique diariamente os fundamentos básicos.
  • Não fique receoso em chegar perto de seu oponente - quanto mais próximo você estiver, mais você aprenderá.
  • Mantenha seu corpo relaxado.
  • É melhor apanhar na roda do que nas ruas.
  • Os estudantes devem manter boas maneiras na escola
Bimba também estabeleceu seus próprios princípios como a base para seu método de ensino da capoeira:

  • Gingar sempre (para manter-se em movimento constante ao lutar); ginga é o movimento básico do capoeira;
  • Esquivar sempre (desviar dos ataques do oponente);
  • Todos os movimentos devem ter uma finalidade (atacar e corresponder o movimento de defesa do ataque);
  • Preservar uma posição fixada constantemente no solo (os saltos acrobáticos o tornam vulnerável);
  • Jogue de acordo com o ritmo determinado pelo berimbau (instrumento musical da capoeira):
  • Respeite um jogador quando ele/ela já não pode se defender de um movimento de ataque;
  • Proteja a integridade física e moral do oponente (durante a prática, o mais forte protegerá o jogador mais fraco).
Consequentemente, Bimba criou diversas tradições e rituais para apoiar sua metodologia:

  • Uma cadeira era usada para ajudar a treinar estudantes/jogadores novatos;
  • A charanga é a orquestra da capoeira, composta por um berimbau e por dois pandeiros;
  • O canto (quadras e corridos), canções compostas por Bimba para acompanhar o jogo;
  • O batizado (batismo), a primeira vez que o estudante joga capoeira ao som do berimbau.
Os aspectos que ainda tornam a capoeira regional única é seu método:
  • Exame da admissão (teste físico feito com movimentos da capoeira para identificar habilidades dos estudantes);
  • A sequência dos 17 movimentos básicos de ataque e defesa da capoeira; as 8 Sequências de Bimba.
  • Prática dos diferentes ritmos de jogo;
  • Movimentos específicos: traumatizante, projeção, conectado e desequilibrante;
  • Prática da cintura desprezada (segunda sequência praticada por alunos avançados);
  • Formatura (graduação do professor de capoeira);
  • Especialização e emboscada (exames avançados específicos).
Curiosidade: Mestre Bimba criou uma gradução na capoeira, que consistia em 4 lenços de esguião de seda:

1- Lenço cor azul - aluno formado
2- Lenço cor vermelho - aluno formado e especializado
3- Lenço cor amarelo - curso de armas
4- Lenço cor branco - mestre de capoeira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência de Ensino de Mestre Bimba

Vamos começar o Ano acelerado! Nesse primeiro post do ano, tirando o de Feliz Ano Novo é claro, vamos começar relembrando os fundamentos no método de ensino da Regional... O Mestre criou o primeiro método de ensino da capoeira, que consta de uma sequência lógica de movimentos de ataque, defesa e contra-ataque, podendo ser ministrada para os iniciantes na forma simplificada, o que permite que os alunos aprendam jogando com uma forte motivação e segurança. Jair Moura, Ex-aluno explica ” esta sequência é uma série de exercícios físicos completos e organizados em um número de lições práticas e eficientes, a fim de que o principiante em Capoeira, dentro de um menor espaço de tempo possível, se convença do valor da luta, como um sistema de ataque e defesa “. A sequência original completa de ensino é formada com 17 golpes, onde cada aluno executa 154 movimentos e a dupla 308, o que desenvolve sobremaneira o condicionamento físico e a habilidade motora específica dos praticantes. PRIMEIRA

Novo longa de Capoeira: Fly Away Beetle

Está em fase de pós produção o longa-metragem Capoeira: Fly Away Beetle , da produtora americana Bluedot . Filmado nas ruas de Salvador, o documentário mostra a beleza da capoeira e, ao mesmo tempo, explora sua a história, os mitos e todo o simbolismo de seus movimentos. A produção do longa-metragem acompanhou renomados mestres de capoeira de Salvador, conhecendo seus trabalhos, seus colegas e alunos e conhecendo também a esperança, o respeito e a libertação que a capoeira promove. E, com o objetivo de compreender melhor o cenário atual da Capoeira, o filme volta às suas raízes abordando a escravidão, o candomblé, chegando às lendárias histórias de Besouro Mangangá, e retornando aos fatos atuais. Confira o trailer: Capoeira: Fly Away Beetle Trailer from BlueDot Productions on Vimeo . O documentário Capoeira: Fly Away Beetle é uma produção de Slade Renee & Ri Stewart, dirigido por Corbin Cosmos Matt & Lockhart e assistência de Marcio de Abreu, roteiro e narração de Go

A sua Corda é de Valor

A escola ABADÁ-Capoeira tem seu próprio sistema de graduação. Todos começam com a CORDA CRUA e avançam de acordo a sua particularidade. Graduações infantis • 3 Anos - Uma ponta Amarela • 4 Anos - Ponta Amarela • 5 Anos - Ponta Amarela e Laranja • 6 anos - Ponta Laranja • 7 Anos - Ponta Laranja e Azul • 8 Anos - Ponta Azul • 9 Anos - Crua e Amarela • 10 Anos - Amarela • 11 Anos - Crua e Laranja • 12 Anos - Amarela e Laranja • 13 Anos - Laranja • 14 Anos - Crua e Azul • 15 Anos - Amarela e Azul • 16 Anos - Laranja e Azul Graduações Jovens e Adultos Alunos • CORDA CRUA E AMARELA (Transformação) • CORDA AMARELA (O Ouro: Significa a valorização do Aprendizado que será desenvolvido a partir desta graduação) • CORDA AMARELA E LARANJA (Transformação) • CORDA LARANJA (O Sol: Significa o despertar para a consciência do aprendizado) • CORDA LARANJA E AZUL (Transformação) Alunos Graduados • CORDA AZUL (O Mar: Significa a consciência da imensidão do caminho a percorrer)