Pular para o conteúdo principal

Abadá-Capoeira participa da Conferência Municipal de Cultura de Sant'Ana do Livramento-RS


Assim sendo, presto contas da participação da Abadá-Capoeira na Conferência Municipal de Cultura de Sant'Ana do Livramento (07/11) pela manhã. Seguem as propostas incluídas pelo grupo de discussões do qual participaram a analista ambiental Eridiane Lopes da Silva, a Sra. Raiska Pujol e os Srs. Airton Medina (Papagaio Preto) e Cláudio Milan (Presidente do Partido Verde):

1. DESCENTRALIZAÇÃO DA CULTURA NO MUNICÍPIO - o município e as instituições que tem alguma interface com a área cultural devem proporcionar a quebra de barreiras físicas, econômicas, sociais e culturais existentes e que fazem com que expressões culturais fiquem restritas a espaços físicos ou grupos, sendo desconhecidas para o restante do município. Deve ser montado um plano de desenvolvimento cultural que permita uma via de mão dupla entre as atividades culturais promovidas no centro de Livramento e nos bairros e área rural. Deve ser levada em consideração a diversidade existente na "linguagem" de cada região/comunidade, de forma que as ações culturais planejadas considerem estas diferenças de linguagem e de capacidade de compreensão de cada público.

2. MONTAR UMA ESTRATÉGIA MUNICIPAL PARA A DIVULGAÇÃO DOS ARTISTAS LOCAIS - esta estratégia deve promover oportunidade para que todos os santanenses conheçam seus artistas/artesãos, bem como deve promover a divulgação deles fora do município. Devem ser pensadas formas de proporcionar a divulgação dos artistas/artesãos locais no município e fora dele, seja promovendo eventos exclusivamente para este fim, seja promovendo e divulgando o trabalho dos artistas/artesãos locais em eventos regionais, nacionais e internacionais. Deve ser pensada estratégia de melhoria de geração de renda a partir da arte local para que estes artistas e artesãos possam continuar exercendo a arte como sua fonte de renda.

3. INSTITUIR O FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA - apesar de existir, o fundo está desativado. Instituí-lo significa: [a] avaliar, do ponto de vista jurídico, se ele atende às necessidades locais, ou se a legislação municipal deve ser modificada para que ele cumpra este fim, [b] capacitar pessoas para operá-lo (captar e gerir recursos), [c] criar mecanismos de captação de recursos para o fundo, e [d] colocá-lo em EFETIVO funcionamento.

4. PROMOVER CAPACITAÇÃO DE PESSOAS PARA A CAPTAÇÃO DE RECURSOS E ELABORAÇÃO DE PROJETOS - se existe o compromisso de trabalhar a cultura como geradora de renda, é necessário passar a enxergar CULTURA como uma CADEIA PRODUTIVA que envolve as seguintes etapas: [a] Produção Cultural, [b] Elaboração do Projeto e Captação de Recursos, [c] Gestão do Recurso e Prestação de Contas. As pessoas e instituições do município são ótimas na primeira etapa da cadeia (produção cultural), porém é urgente melhorarmos nossa capacidade para trabalhar as etapas seguintes. Esta capacitação deve ser direcionada a pessoas que atuam nos órgãos governamentais e nas instituições não governamentais que possuem alguma interação com a área cultural, porém deve ser permitido que outros santanenses também possam participar destas capacitações ainda que não representem formalmente alguma instituição.

5. IDENTIFICAR E CAPACITAR PESSOAS PARA A GESTÃO DOS RECURSOS DOS PROJETOS E PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS - preferencialmente pessoas da área contábil e administrativa que já possuam o perfil para este trabalho mais burocrático. Esta capacitação deve ser direcionada a pessoas que atuam nos órgãos governamentais e nas instituições não governamentais que possuem alguma interação com a área cultural, porém deve ser permitido que outros santanenses também possam participar destas capacitações ainda que não representem formalmente alguma instituição.

6. REALIZAR MAPEAMENTO CULTURAL NO MUNICÍPIO - identificar quem faz o quê, onde, como e quando. Identificar eventos e identificar artistas/artesãos. Este mapeamento é essencial para que os gestores públicos possam ter uma visão estratégica das potencialidades, demandas comuns e deficiências/problemas que devem ser enfrentados, para só então poder traçar as estratégias de planejamento, promoção, divulgação, captação de recursos, interação com outras áreas (como turismo, indústria e comércio, infra-estrutura, por exemplo), capacitações, interação com as esferas estaduais e federais, bem como integrar as expressões culturais nas atividades de promoção internacional (custeados pelo Ministério do Turismo ou pelo Ministério da Cultura, por exemplo), etc.

Entre as discussões com o grande grupo foram ainda levantadas as seguintes propostas:

A. Levar as propostas e discussões apresentadas na Conferência para serem discutidas ao longo de todo o ano dentro do Conselho Municipal de Cultura;

B. As instituições e a comunidade santanense devem cobrar do poder público que torne o Fundo Municipal de Cultura EFETIVO.

Assim que os organizadores disponibilizarem o material que será sistematizado, disponibilizaremos cópia na Seção [Arquivo] deste site.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência de Ensino de Mestre Bimba

Vamos começar o Ano acelerado! Nesse primeiro post do ano, tirando o de Feliz Ano Novo é claro, vamos começar relembrando os fundamentos no método de ensino da Regional... O Mestre criou o primeiro método de ensino da capoeira, que consta de uma sequência lógica de movimentos de ataque, defesa e contra-ataque, podendo ser ministrada para os iniciantes na forma simplificada, o que permite que os alunos aprendam jogando com uma forte motivação e segurança. Jair Moura, Ex-aluno explica ” esta sequência é uma série de exercícios físicos completos e organizados em um número de lições práticas e eficientes, a fim de que o principiante em Capoeira, dentro de um menor espaço de tempo possível, se convença do valor da luta, como um sistema de ataque e defesa “. A sequência original completa de ensino é formada com 17 golpes, onde cada aluno executa 154 movimentos e a dupla 308, o que desenvolve sobremaneira o condicionamento físico e a habilidade motora específica dos praticantes. PRIMEIRA

Novo longa de Capoeira: Fly Away Beetle

Está em fase de pós produção o longa-metragem Capoeira: Fly Away Beetle , da produtora americana Bluedot . Filmado nas ruas de Salvador, o documentário mostra a beleza da capoeira e, ao mesmo tempo, explora sua a história, os mitos e todo o simbolismo de seus movimentos. A produção do longa-metragem acompanhou renomados mestres de capoeira de Salvador, conhecendo seus trabalhos, seus colegas e alunos e conhecendo também a esperança, o respeito e a libertação que a capoeira promove. E, com o objetivo de compreender melhor o cenário atual da Capoeira, o filme volta às suas raízes abordando a escravidão, o candomblé, chegando às lendárias histórias de Besouro Mangangá, e retornando aos fatos atuais. Confira o trailer: Capoeira: Fly Away Beetle Trailer from BlueDot Productions on Vimeo . O documentário Capoeira: Fly Away Beetle é uma produção de Slade Renee & Ri Stewart, dirigido por Corbin Cosmos Matt & Lockhart e assistência de Marcio de Abreu, roteiro e narração de Go

A sua Corda é de Valor

A escola ABADÁ-Capoeira tem seu próprio sistema de graduação. Todos começam com a CORDA CRUA e avançam de acordo a sua particularidade. Graduações infantis • 3 Anos - Uma ponta Amarela • 4 Anos - Ponta Amarela • 5 Anos - Ponta Amarela e Laranja • 6 anos - Ponta Laranja • 7 Anos - Ponta Laranja e Azul • 8 Anos - Ponta Azul • 9 Anos - Crua e Amarela • 10 Anos - Amarela • 11 Anos - Crua e Laranja • 12 Anos - Amarela e Laranja • 13 Anos - Laranja • 14 Anos - Crua e Azul • 15 Anos - Amarela e Azul • 16 Anos - Laranja e Azul Graduações Jovens e Adultos Alunos • CORDA CRUA E AMARELA (Transformação) • CORDA AMARELA (O Ouro: Significa a valorização do Aprendizado que será desenvolvido a partir desta graduação) • CORDA AMARELA E LARANJA (Transformação) • CORDA LARANJA (O Sol: Significa o despertar para a consciência do aprendizado) • CORDA LARANJA E AZUL (Transformação) Alunos Graduados • CORDA AZUL (O Mar: Significa a consciência da imensidão do caminho a percorrer)