Pular para o conteúdo principal

JOGOS BRASILEIROS 2010 - Resultados

Mês de agosto, mais uma vez Mestre Camisa promove seu evento. Festival Nacional, aulas, palestras, Noite de Cantadores, Festival Nacional de Cantigas, Jogos Brasileiros, Batizado e Troca de graduação. Mês de agosto, mais uma vez Mestre Camisa promove uma campanha de conscientização, desta vez sobre “Alimentação e Saúde”, na tentativa de despertar a atenção da comunidade para a importância de estar atento ao que se ingere no dia a dia e no decorrer da vida. Mês de agosto, mais uma vez alunos, graduados, instrutores, professores, Mestrandos e Mestres da Abadá-capoeira se reúnem para treinar, ensinar, aprender, trocar, festejar, celebrar, competir. Mês de agosto… Rio de Janeiro… Ponto de encontro da Abadá-capoeira.

A semana como sempre foi intensa. De quarta - 18 de agosto - à sexta - 20 de agosto, Mestres e Mestrandos da Abadá ministraram aulas de capoeira e berimbau; além disto, aulas de Danças folclóricas Brasileiras como Jongo e Côco sob o comando de Bárbaro. A programação da semana incluiu também uma palestra sobre alimentação. Ainda na sexta-feira, à tarde, foi realizada a rodada seletiva para os Jogos Brasileiros.

Sábado foi a vez do Festival de cantigas de Capoeira e Jogos Brasileiros.

O domingo começou com uma roda para dar o tom da festa, seguida de uma roda de Jongo com a turma do Jongo da Ribeira e o Batizado e troca de graduações para os alunos do Mestre Camisa. Mestranda Márcia recebeu, ao final do Batizado, das mãos das Instrutoras e da Professora Gigi, uma homenagem pelo seu exemplo para todas as mulheres na capoeira. À tarde a final do Festival de Cantigas, com composições inspiradas e a final dos jogos contagiou a todos. (veja os resultados na tabela abaixo).

Parabéns Mestre Camisa por mais esse evento. E mais importante ainda, obrigada pelo seu exemplo, sua dedicação e empenho incansáveis em prol da capoeira e da cultura brasileira.

*Texto retirado do site ABADÁ DC

As fotos dos premiados podem ser vistas aqui

CATEGORIA A (roxa a marrom-vermelha)
1º - Kikiu - RN
2º - Morceguinho - RJ
3º - Cancão - GO
4º - Jabuti - RJ

Destaque Feminino
- Juma - RJ
2º - Trilho - SP
3º - Trapinha - GO

Destaque Corda Roxa
1º - Douglão - RJ
2º - Durão - PR
3º - Davisão - SP

Destaque Corda Roxa-marrom
1º - Kikiu - RN
2º - Jabuti - RJ
3º - Juma - RJ

Destaque Corda Marrom
1º - Morceguinho - RJ
2º - Cancão - GO
3º - Parafuso - RJ

Destaque Corda Marrom-vermelha
1º - Eberson - DF
2º - Bode - SC

Melhor jogo Angola - Kikiu (RN) e Jabuti (RJ)

Melhor jogo Benguela - Kikiu (RN) e Cancão (GO)

Melhor jogo São Bento Grande - Kikiu (RN) e Morceguinho (RJ)

Melhor jogo Iuna - Kikiu (RN) e Cancão (GO)

CATEGORIA B (verde e verde-roxa)
1º - Ferrugem - SP
2º - Fantasma - SP
3º - Besourinho - SE
4º - Foguete - RJ

Destaque Feminino
1º - Girassol - RJ
2º - Xuxinha - RJ
3º - Chaveirinho - SP

Destaque Corda Verde
1º - Ferrugem - SP
2º - Besourinho - SE
3º - Foguete - RJ

Destaque Corda Verde-roxa
1º - Fantasma - SP
2º - Bracinho - RJ
3º - Velho - RS

Melhor jogo Benguela - Ferrugem (SP) e Besourinho (SE)

Melhor jogo São Bento Grande - Ferrugem (SP) e Fantasma (SP)

Melhor jogo Iuna - Ferrugem (SP) e Foguete (RJ)

CATEGORIA C (azul e azul-verde)
1º - Pena - GO
2º - Caveirinha - PE
3º - Preto - SP
4º - Abelha - CE

Destaque Feminino
1º - Abelha - CE
2º - Energia - SP
3º - Fala Mansa - RJ

Destaque Corda Azul
1º - Abelha - CE
2º - Girino - BA
3º - Lagarto - MG

Destaque Corda Azul-verde
1º - Pena - GO
2º - Caveirinha - CE
3º - Preto - SP

Melhor jogo Benguela - Pena (CE) e Preto (SP)

Melhor jogo São Bento Grande - Pena (CE) e Caveirinha (PE))

Melhor jogo Iuna - Preto (SP) e Caveirinha (PE)

CATEGORIA SENIOR (acima de 40 anos de idade)
1º - Dodi - RN
2º - Russo - RJ
3º - Fumaça - SP
4º - Pavão - RJ
5º - Trapassa - RJ

Melhor jogo Benguela - Fumaça (SP) e Russo (RJ)

Melhor jogo São Bento Grande - Fumaça (SP) e Dodi (RN)

Melhor jogo Iuna - Fumaça (SP) e Pavão (RJ)

FESTIVAL DE CANTIGAS
1º - Fala Mansa - “Maria Bonita”
2º - Gigi - “Inaê” / Mobília - “Dendê”
3º - Jabuti - “Vício de treinar” / Perninha - “Sou mais um”
4º - Pretinho - “Rasteiras da vida”

Agradecemos a presença de todos, competidores, alunos e o público em geral, que sempre transforma os eventos em uma verdadeira festa.

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência de Ensino de Mestre Bimba

Vamos começar o Ano acelerado! Nesse primeiro post do ano, tirando o de Feliz Ano Novo é claro, vamos começar relembrando os fundamentos no método de ensino da Regional... O Mestre criou o primeiro método de ensino da capoeira, que consta de uma sequência lógica de movimentos de ataque, defesa e contra-ataque, podendo ser ministrada para os iniciantes na forma simplificada, o que permite que os alunos aprendam jogando com uma forte motivação e segurança. Jair Moura, Ex-aluno explica ” esta sequência é uma série de exercícios físicos completos e organizados em um número de lições práticas e eficientes, a fim de que o principiante em Capoeira, dentro de um menor espaço de tempo possível, se convença do valor da luta, como um sistema de ataque e defesa “. A sequência original completa de ensino é formada com 17 golpes, onde cada aluno executa 154 movimentos e a dupla 308, o que desenvolve sobremaneira o condicionamento físico e a habilidade motora específica dos praticantes. PRIMEIRA

Novo longa de Capoeira: Fly Away Beetle

Está em fase de pós produção o longa-metragem Capoeira: Fly Away Beetle , da produtora americana Bluedot . Filmado nas ruas de Salvador, o documentário mostra a beleza da capoeira e, ao mesmo tempo, explora sua a história, os mitos e todo o simbolismo de seus movimentos. A produção do longa-metragem acompanhou renomados mestres de capoeira de Salvador, conhecendo seus trabalhos, seus colegas e alunos e conhecendo também a esperança, o respeito e a libertação que a capoeira promove. E, com o objetivo de compreender melhor o cenário atual da Capoeira, o filme volta às suas raízes abordando a escravidão, o candomblé, chegando às lendárias histórias de Besouro Mangangá, e retornando aos fatos atuais. Confira o trailer: Capoeira: Fly Away Beetle Trailer from BlueDot Productions on Vimeo . O documentário Capoeira: Fly Away Beetle é uma produção de Slade Renee & Ri Stewart, dirigido por Corbin Cosmos Matt & Lockhart e assistência de Marcio de Abreu, roteiro e narração de Go

A sua Corda é de Valor

A escola ABADÁ-Capoeira tem seu próprio sistema de graduação. Todos começam com a CORDA CRUA e avançam de acordo a sua particularidade. Graduações infantis • 3 Anos - Uma ponta Amarela • 4 Anos - Ponta Amarela • 5 Anos - Ponta Amarela e Laranja • 6 anos - Ponta Laranja • 7 Anos - Ponta Laranja e Azul • 8 Anos - Ponta Azul • 9 Anos - Crua e Amarela • 10 Anos - Amarela • 11 Anos - Crua e Laranja • 12 Anos - Amarela e Laranja • 13 Anos - Laranja • 14 Anos - Crua e Azul • 15 Anos - Amarela e Azul • 16 Anos - Laranja e Azul Graduações Jovens e Adultos Alunos • CORDA CRUA E AMARELA (Transformação) • CORDA AMARELA (O Ouro: Significa a valorização do Aprendizado que será desenvolvido a partir desta graduação) • CORDA AMARELA E LARANJA (Transformação) • CORDA LARANJA (O Sol: Significa o despertar para a consciência do aprendizado) • CORDA LARANJA E AZUL (Transformação) Alunos Graduados • CORDA AZUL (O Mar: Significa a consciência da imensidão do caminho a percorrer)