Pular para o conteúdo principal

Os capoeiristas das HQ's

As histórias em quadrinhos têm mais heróis capoeiristas do que eu supunha. E imagino que os capoeiristas da vida real não conhecem boa parte dos representantes da nossa arte nas HQ's.

Embora eu esteja longe de ser uma especialista em quadrinhos, resolvi assumir a tarefa de apresentar esses heróis (ou pelo menos a parcela que eu conseguir) aos capoeiras. Aceito contribuições, portanto se você conhece algum herói que eu não citei, não esqueça de comentar.

A listagem abaixo inclui apenas heróis nacionais. Espero que gostem:

Corcel Negro
Santiago, o Corcel Negro, é um super-herói capoeirista, surdo-mudo e mutante, capaz de adaptar habilidades alheias. Jogado numa espécie de "espiral do tempo", ele vive aventuras em diferentes épocas e locais da história, o que permite a criação de roteiros bem ricos.

O Corcel Negro foi criado por Alcivan Gameleira em 2004 e seus fanzines são publicados pela editora independente Júpiter II.

Capoeira Negro
Criado por Alex Cruz, o Capoeira Negro usa a capoeira para combater o crime.

Seu primeiro número foi publicado pela Editora Júpiter II em setembro de 2008 e, no final de agosto de 2010, após quase dois anos de espera, foi lançado o segundo número, onde o herói capoeirista enfrenta uma quadrilha de sequestradores.

O texto é de Antonio Pereira Mello.

Aú, o Capoeirista
Criação do cartunista baiano Flávio Luiz, o Aú já é velho conhecido de quem acompanha o Capoeira de Vênus desde o início.

O herói é um capoeirista de 16 anos, muito simpático e corajoso, que está sempre acompanhado de de Licuri, seu mico de estimação.

Sua primeira aventura, na qual Aú enfrenta um sequestrador, foi lançada em livro em outubro de 2008 e o blog do Aúpromete uma nova publicação em breve.

Histórias de Tio Alípio e Kauê 
Kauê é um menino de 10 anos que, mesmo tão jovem, já ajuda a família vendendo geladinho pelas ruas da cidade. Às sextas-feiras, ele se encontra com Tio Alípio para acompanhá-lo na confecção de berimbaus. 

Com tio Alípio, Kauê aprende muito sobre a história, a filosofia e os fundamentos da Capoeira. 

Mais um que já foi tema de post no Capoeira de Vênus, o livro Histórias de Tio Alípio e Kauê: O Beabá do Berimbau, de Márcio Folha, foi lançado em outubro de 2009 e, até o momento, não há previsão de lançamento de um segundo volume. 

Meia-Lua, o Rei da Capoeira 
Personagem criado por Julio Shimamoto, Meia-Lua tinha suas aventuras publicadas na revista Kiai, da Editora Grafipar. 

Atualmente, tanto a revista quanto o personagem não existem mais, talvez por isto não consegui detalhes sobre o Meia-Lua. É Pena.



Fonte: Capoeira de Vênus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência de Ensino de Mestre Bimba

Vamos começar o Ano acelerado! Nesse primeiro post do ano, tirando o de Feliz Ano Novo é claro, vamos começar relembrando os fundamentos no método de ensino da Regional... O Mestre criou o primeiro método de ensino da capoeira, que consta de uma sequência lógica de movimentos de ataque, defesa e contra-ataque, podendo ser ministrada para os iniciantes na forma simplificada, o que permite que os alunos aprendam jogando com uma forte motivação e segurança. Jair Moura, Ex-aluno explica ” esta sequência é uma série de exercícios físicos completos e organizados em um número de lições práticas e eficientes, a fim de que o principiante em Capoeira, dentro de um menor espaço de tempo possível, se convença do valor da luta, como um sistema de ataque e defesa “. A sequência original completa de ensino é formada com 17 golpes, onde cada aluno executa 154 movimentos e a dupla 308, o que desenvolve sobremaneira o condicionamento físico e a habilidade motora específica dos praticantes. PRIMEIRA

Novo longa de Capoeira: Fly Away Beetle

Está em fase de pós produção o longa-metragem Capoeira: Fly Away Beetle , da produtora americana Bluedot . Filmado nas ruas de Salvador, o documentário mostra a beleza da capoeira e, ao mesmo tempo, explora sua a história, os mitos e todo o simbolismo de seus movimentos. A produção do longa-metragem acompanhou renomados mestres de capoeira de Salvador, conhecendo seus trabalhos, seus colegas e alunos e conhecendo também a esperança, o respeito e a libertação que a capoeira promove. E, com o objetivo de compreender melhor o cenário atual da Capoeira, o filme volta às suas raízes abordando a escravidão, o candomblé, chegando às lendárias histórias de Besouro Mangangá, e retornando aos fatos atuais. Confira o trailer: Capoeira: Fly Away Beetle Trailer from BlueDot Productions on Vimeo . O documentário Capoeira: Fly Away Beetle é uma produção de Slade Renee & Ri Stewart, dirigido por Corbin Cosmos Matt & Lockhart e assistência de Marcio de Abreu, roteiro e narração de Go

A sua Corda é de Valor

A escola ABADÁ-Capoeira tem seu próprio sistema de graduação. Todos começam com a CORDA CRUA e avançam de acordo a sua particularidade. Graduações infantis • 3 Anos - Uma ponta Amarela • 4 Anos - Ponta Amarela • 5 Anos - Ponta Amarela e Laranja • 6 anos - Ponta Laranja • 7 Anos - Ponta Laranja e Azul • 8 Anos - Ponta Azul • 9 Anos - Crua e Amarela • 10 Anos - Amarela • 11 Anos - Crua e Laranja • 12 Anos - Amarela e Laranja • 13 Anos - Laranja • 14 Anos - Crua e Azul • 15 Anos - Amarela e Azul • 16 Anos - Laranja e Azul Graduações Jovens e Adultos Alunos • CORDA CRUA E AMARELA (Transformação) • CORDA AMARELA (O Ouro: Significa a valorização do Aprendizado que será desenvolvido a partir desta graduação) • CORDA AMARELA E LARANJA (Transformação) • CORDA LARANJA (O Sol: Significa o despertar para a consciência do aprendizado) • CORDA LARANJA E AZUL (Transformação) Alunos Graduados • CORDA AZUL (O Mar: Significa a consciência da imensidão do caminho a percorrer)