segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Os capoeiristas das HQ's

As histórias em quadrinhos têm mais heróis capoeiristas do que eu supunha. E imagino que os capoeiristas da vida real não conhecem boa parte dos representantes da nossa arte nas HQ's.

Embora eu esteja longe de ser uma especialista em quadrinhos, resolvi assumir a tarefa de apresentar esses heróis (ou pelo menos a parcela que eu conseguir) aos capoeiras. Aceito contribuições, portanto se você conhece algum herói que eu não citei, não esqueça de comentar.

A listagem abaixo inclui apenas heróis nacionais. Espero que gostem:

Corcel Negro
Santiago, o Corcel Negro, é um super-herói capoeirista, surdo-mudo e mutante, capaz de adaptar habilidades alheias. Jogado numa espécie de "espiral do tempo", ele vive aventuras em diferentes épocas e locais da história, o que permite a criação de roteiros bem ricos.

O Corcel Negro foi criado por Alcivan Gameleira em 2004 e seus fanzines são publicados pela editora independente Júpiter II.

Capoeira Negro
Criado por Alex Cruz, o Capoeira Negro usa a capoeira para combater o crime.

Seu primeiro número foi publicado pela Editora Júpiter II em setembro de 2008 e, no final de agosto de 2010, após quase dois anos de espera, foi lançado o segundo número, onde o herói capoeirista enfrenta uma quadrilha de sequestradores.

O texto é de Antonio Pereira Mello.

Aú, o Capoeirista
Criação do cartunista baiano Flávio Luiz, o Aú já é velho conhecido de quem acompanha o Capoeira de Vênus desde o início.

O herói é um capoeirista de 16 anos, muito simpático e corajoso, que está sempre acompanhado de de Licuri, seu mico de estimação.

Sua primeira aventura, na qual Aú enfrenta um sequestrador, foi lançada em livro em outubro de 2008 e o blog do Aúpromete uma nova publicação em breve.

Histórias de Tio Alípio e Kauê 
Kauê é um menino de 10 anos que, mesmo tão jovem, já ajuda a família vendendo geladinho pelas ruas da cidade. Às sextas-feiras, ele se encontra com Tio Alípio para acompanhá-lo na confecção de berimbaus. 

Com tio Alípio, Kauê aprende muito sobre a história, a filosofia e os fundamentos da Capoeira. 

Mais um que já foi tema de post no Capoeira de Vênus, o livro Histórias de Tio Alípio e Kauê: O Beabá do Berimbau, de Márcio Folha, foi lançado em outubro de 2009 e, até o momento, não há previsão de lançamento de um segundo volume. 

Meia-Lua, o Rei da Capoeira 
Personagem criado por Julio Shimamoto, Meia-Lua tinha suas aventuras publicadas na revista Kiai, da Editora Grafipar. 

Atualmente, tanto a revista quanto o personagem não existem mais, talvez por isto não consegui detalhes sobre o Meia-Lua. É Pena.



Fonte: Capoeira de Vênus

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...