Pular para o conteúdo principal

Guerra do Paraguai

Foto: Reprodução
Texto de Sapeca

A história da guerra do Paraguai se entrelaça com a história da capoeira.

O Paraguai ganhou a sua independência da Espanha em 1811, logo se tornando o objeto das ambições expansionistas da Argentina e do Brasil. Enquanto o estado passava de uma ditadura para outra, crescia a instabilidade política e econômica.

Um dos mais famosos ditadores do país, que levou à catástrofe foi Francisco Solano Lopez, um herói de guerra contra a Argentina, que tinha grandes ambições expansionistas do continente sul-americano. Lopez começou a financiar o partido conservador liberal contra o Uruguai, que foi apoiado pelo Brasil e pela Argentina, com o objetivo de um controle posterior do país, o Uruguai. Seu medo era de que o bloco de nações governadas pelos liberais teria causado dano ao Paraguai, que foram expulsos do comércio com esses países vizinhos, devido à sua posição geográfica e litoral. O Paraguai foi durante anos envolvido em disputas com a Argentina e o Brasil.

Toda esta operação política foi desastrosa, o ditador uruguaio declarou guerra ao Brasil quando este ajudou o Uruguai a se livrar de um líder político apoiado por Lopez, mas não esperava a formação de uma trípla aliança (Brasil, Argentina e Uruguai), que se uniram para lutar contra o Paraguai.

A Guerra do Paraguai 1865-1870 foi uma das guerras mais sangrentas da América Latina, Lopez fugiu em 1868 e continuou a guerra de guerrilha por mais dois anos, até que o ditador foi morto em 1870.

O povo paraguaio havia se envolvido no esforço de guerra de López, porque viram os benefícios do único país latino-americano onde todos sabiam ler e escrever, onde não havia grandes propriedades, e não tinha dívida externa; e como resultado, lutou até a exaustão. A guerra deixou o Paraguai em uma situação particularmente grave, em particular do ponto de vista demográfico. Durante a guerra, o Paraguai sofreu não só o inimigo, mas também a desnutriçao, as doenças e o domínio do Estado de López, que torturou e matou inúmeras pessoas. No final da guerra, Argentina e Brasil anexa cerca de 140 000 km 2 de território paraguaio.

O Brasil enviou cerca de 150 mil homens para essa guerra e quase 50 mil nunca mais voltou.

Aqui entram em jogo os capoeiristas.

As tropas do tempo não foram suficientes para lutar uma guerra que se estende por tanto tempo e em um território tão vasto.

Eles criaram as tropas de voluntários improvisados. Além disso, nestes cinco anos de guerra, a nação brasileira recrutou qualquer pessoa com um espírito patriótico, enquanto a maioria dos recrutas foram levados a força das ruas e prisões, muitos deles eram negros, escravos e capoeiristas, que ao improviso e sem formação adequada foram enviados para lutar.

Para todos os capoeiristas era uma oportunidade de reabilitar-se aos olhos da sociedade, ter um reconhecimento e voltar como heróis da guerra, sem serem perseguidos e, especialmente, voltar como homens livres.

Essa guerra marcou-os profundamente, eles lutaram com toda a sua coragem e frieza, tendo em conta as condições de guerra na época, havia muitas lutas corporais e ganharam muita fama neste campo de batalha.

Foi assim que os sobreviventes foram recrutados para limpar as ruas da cidade, voltaram gloriosos defensores da pátria.

A história da capoeira na Guerra do Paraguai é o que 143 anos atrás, mas até hoje por qualquer velho capoeira se ouve recordar esta aventura como se estivesse presente não só na memória histórica, mas, como se tivesse sido vivido em primeira mão…

Fonte: Portal Camugerê

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência de Ensino de Mestre Bimba

Vamos começar o Ano acelerado! Nesse primeiro post do ano, tirando o de Feliz Ano Novo é claro, vamos começar relembrando os fundamentos no método de ensino da Regional... O Mestre criou o primeiro método de ensino da capoeira, que consta de uma sequência lógica de movimentos de ataque, defesa e contra-ataque, podendo ser ministrada para os iniciantes na forma simplificada, o que permite que os alunos aprendam jogando com uma forte motivação e segurança. Jair Moura, Ex-aluno explica ” esta sequência é uma série de exercícios físicos completos e organizados em um número de lições práticas e eficientes, a fim de que o principiante em Capoeira, dentro de um menor espaço de tempo possível, se convença do valor da luta, como um sistema de ataque e defesa “. A sequência original completa de ensino é formada com 17 golpes, onde cada aluno executa 154 movimentos e a dupla 308, o que desenvolve sobremaneira o condicionamento físico e a habilidade motora específica dos praticantes. PRIMEIRA

Novo longa de Capoeira: Fly Away Beetle

Está em fase de pós produção o longa-metragem Capoeira: Fly Away Beetle , da produtora americana Bluedot . Filmado nas ruas de Salvador, o documentário mostra a beleza da capoeira e, ao mesmo tempo, explora sua a história, os mitos e todo o simbolismo de seus movimentos. A produção do longa-metragem acompanhou renomados mestres de capoeira de Salvador, conhecendo seus trabalhos, seus colegas e alunos e conhecendo também a esperança, o respeito e a libertação que a capoeira promove. E, com o objetivo de compreender melhor o cenário atual da Capoeira, o filme volta às suas raízes abordando a escravidão, o candomblé, chegando às lendárias histórias de Besouro Mangangá, e retornando aos fatos atuais. Confira o trailer: Capoeira: Fly Away Beetle Trailer from BlueDot Productions on Vimeo . O documentário Capoeira: Fly Away Beetle é uma produção de Slade Renee & Ri Stewart, dirigido por Corbin Cosmos Matt & Lockhart e assistência de Marcio de Abreu, roteiro e narração de Go

A sua Corda é de Valor

A escola ABADÁ-Capoeira tem seu próprio sistema de graduação. Todos começam com a CORDA CRUA e avançam de acordo a sua particularidade. Graduações infantis • 3 Anos - Uma ponta Amarela • 4 Anos - Ponta Amarela • 5 Anos - Ponta Amarela e Laranja • 6 anos - Ponta Laranja • 7 Anos - Ponta Laranja e Azul • 8 Anos - Ponta Azul • 9 Anos - Crua e Amarela • 10 Anos - Amarela • 11 Anos - Crua e Laranja • 12 Anos - Amarela e Laranja • 13 Anos - Laranja • 14 Anos - Crua e Azul • 15 Anos - Amarela e Azul • 16 Anos - Laranja e Azul Graduações Jovens e Adultos Alunos • CORDA CRUA E AMARELA (Transformação) • CORDA AMARELA (O Ouro: Significa a valorização do Aprendizado que será desenvolvido a partir desta graduação) • CORDA AMARELA E LARANJA (Transformação) • CORDA LARANJA (O Sol: Significa o despertar para a consciência do aprendizado) • CORDA LARANJA E AZUL (Transformação) Alunos Graduados • CORDA AZUL (O Mar: Significa a consciência da imensidão do caminho a percorrer)