Pular para o conteúdo principal

CAPOEIRA LUTA - DEBATE ABERTO E FRANCO

Crônica por Andre Luiz Lacé Lopes, tendo-se como foco a Capoeira Luta. Afinal, a Capoeira é ou não uma luta/arte marcial?

Jornal do Capoeira www.capoeira.jex.com.br
Edição 45: 29 de Agosto à 04 de Setembro de 2005


Nota do Editor:

Prezados leitores,
Para definir a paginação deste modesto jornal, evidentemente, tive que fazer algumas opções para dividi-lo em seções. O mesmo desafio enfrenta quem vai publicar um livro: qual será a melhor maneira de estruturá-lo. Também passei a enfrentar este problema agora em função do meu livro "Jornal do Capoeira", uma seleção de matérias até hoje publicadas, e que conta com artigos e crônicas de autores que escrevem para nosso jornal.  Pouco a pouco vou tentando definir o que poderia ser tomado como pontos e questões nucleares da Capoeira. Já pinçamos um - A Negritude na Capoeira. O sucesso foi tanto que tivemos que estender o prazo para envio de matérias. A bem da verdade, temos excelentes contribuições sobre tal tema a serem também publicadas.
Outro ponto que todos discutem e me parece realmente relevante é a Capoeira Luta.  Quem defende que um tipo de Capoeira é mais EFICAZ do que o outro, estará dizendo exatamente o quê?
Será que a supremacia de um tipo de Capoeira só possa ser provada dentro de uma Roda de Capoeira e contra outro tipo de Capoeira?
Sendo as duas ineficazes frente a uma outra luta qualquer?
Ou será que existe um tipo de capoeira realmente superior aos demais tipos de capoeira, e, também a toda e qualquer outra modalidade de luta (jiu-jitsu, boxe, judô, savate, vale-tudo etc)?
Neste caso, porque os campeões deste tipo de capoeira superior não estão nos confrontos internacionais de Vale-Tudo ganhando milhares de dólares e euros?
Ganharão mais dando aulas, promovendo festas de cordéis e shows de palco?
E quanto ao argumento que capoeira não é luta de ringue?
Numa típica Roda de Capoeira o capoeira-lutador ganharia de qualquer outro luta (jiu-jitsu, vale-tudo etc)?
Mestre Bimba, em Salvador, chegou a desafiar lutadores de outras lutas; alguns de seus alunos, no passado, chegaram a enfrentar lutadores de outras lutas; presentemente, vários mestres da regional treinam também outras lutas, como podemos projetar esta dinâmica para o futuro?
Deverá a Capoeira continuar a crescer na sua forma de Luta?
Ou deverá a Capoeira voltar as suas sábias origens afro-brasileiras?
Neste caso, o que será ser "mais eficaz"?
Há resposta para tudo, mas a grande verdade é que esta questão vem sendo discutida, cada vez mais, e sem medo da verdade. Pois a Capoeira está muito acima disto.
O Artigo "Roda de Capoeira nas Bibliotecas", de André Lacé, reacendeu esta discussão, tornando propícia a republicação de mais dois de seus artigos publicados no livro "A Volta do Mundo da Capoeira" (Editora Europa, Rio de Janeiro, 460 páginas, 1999): "CIRÍACO,  HERMANNY,   ARTUR   E HULK"  e "O   VALE TUDO,    MESTRE HULK   E   A  TGA". Originalmente, ambos artigos foram publicados no Jornal dos Sports (RJ), o primeiro no dia 3 de dezembro de 1995, o segundo em 21 de dezembro de 1995.

Fonte: Jornal da Capoeira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência de Ensino de Mestre Bimba

Vamos começar o Ano acelerado! Nesse primeiro post do ano, tirando o de Feliz Ano Novo é claro, vamos começar relembrando os fundamentos no método de ensino da Regional... O Mestre criou o primeiro método de ensino da capoeira, que consta de uma sequência lógica de movimentos de ataque, defesa e contra-ataque, podendo ser ministrada para os iniciantes na forma simplificada, o que permite que os alunos aprendam jogando com uma forte motivação e segurança. Jair Moura, Ex-aluno explica ” esta sequência é uma série de exercícios físicos completos e organizados em um número de lições práticas e eficientes, a fim de que o principiante em Capoeira, dentro de um menor espaço de tempo possível, se convença do valor da luta, como um sistema de ataque e defesa “. A sequência original completa de ensino é formada com 17 golpes, onde cada aluno executa 154 movimentos e a dupla 308, o que desenvolve sobremaneira o condicionamento físico e a habilidade motora específica dos praticantes. PRIMEIRA

Novo longa de Capoeira: Fly Away Beetle

Está em fase de pós produção o longa-metragem Capoeira: Fly Away Beetle , da produtora americana Bluedot . Filmado nas ruas de Salvador, o documentário mostra a beleza da capoeira e, ao mesmo tempo, explora sua a história, os mitos e todo o simbolismo de seus movimentos. A produção do longa-metragem acompanhou renomados mestres de capoeira de Salvador, conhecendo seus trabalhos, seus colegas e alunos e conhecendo também a esperança, o respeito e a libertação que a capoeira promove. E, com o objetivo de compreender melhor o cenário atual da Capoeira, o filme volta às suas raízes abordando a escravidão, o candomblé, chegando às lendárias histórias de Besouro Mangangá, e retornando aos fatos atuais. Confira o trailer: Capoeira: Fly Away Beetle Trailer from BlueDot Productions on Vimeo . O documentário Capoeira: Fly Away Beetle é uma produção de Slade Renee & Ri Stewart, dirigido por Corbin Cosmos Matt & Lockhart e assistência de Marcio de Abreu, roteiro e narração de Go

A sua Corda é de Valor

A escola ABADÁ-Capoeira tem seu próprio sistema de graduação. Todos começam com a CORDA CRUA e avançam de acordo a sua particularidade. Graduações infantis • 3 Anos - Uma ponta Amarela • 4 Anos - Ponta Amarela • 5 Anos - Ponta Amarela e Laranja • 6 anos - Ponta Laranja • 7 Anos - Ponta Laranja e Azul • 8 Anos - Ponta Azul • 9 Anos - Crua e Amarela • 10 Anos - Amarela • 11 Anos - Crua e Laranja • 12 Anos - Amarela e Laranja • 13 Anos - Laranja • 14 Anos - Crua e Azul • 15 Anos - Amarela e Azul • 16 Anos - Laranja e Azul Graduações Jovens e Adultos Alunos • CORDA CRUA E AMARELA (Transformação) • CORDA AMARELA (O Ouro: Significa a valorização do Aprendizado que será desenvolvido a partir desta graduação) • CORDA AMARELA E LARANJA (Transformação) • CORDA LARANJA (O Sol: Significa o despertar para a consciência do aprendizado) • CORDA LARANJA E AZUL (Transformação) Alunos Graduados • CORDA AZUL (O Mar: Significa a consciência da imensidão do caminho a percorrer)