Pular para o conteúdo principal

Ciríaco, Hermanny, Arthur e Hulk

André Luiz Lacé Lopes

Jornal dos Sports - Rio
03 de Set. 1995

Francisco da Silva Ciríaco, mais conhecido como Macaco Velho, nascido em Campos, foi um dos mais afamados capoeiristas na Cidade do Rio de Janeiro, na virada do século 19 para o 20.  Era o mestre preferido pelos acadêmicos de medicina, fenômeno que se repetiu na Bahia, décadas mais tarde, com  Mestre Bimba.  Foram esses estudantes que insistiram no confronto da Capoeira (Macaco Velho) com o jiu-jitsu (Sada Miyako, campeão japonês). Evento que acabou ocorrendo, no  dia 1º de maio de  1909, com um  fulminante desfecho:  aplicando um literalmente surpreendente   rabo-de-arraia,  Ciriaco encerrou a luta em alguns segundos.
            Mesmo existindo uma versão - jamais comprovada - de que Ciriaco teria utilizado um recurso, digamos, de rua, mesmo assim, luta é luta, vale-tudo é vale-tudo, e ninguém jamais poderá negar o mérito da vitória.
               Tanto assim, que Mestre Ciriaco  saiu vitorioso do Pavilhão Internacional Paschoal  Segreto, com o povo cantando pelas ruas "a Ásia curvou-se ante o Brasil". No dia seguinte, a Capoeira foi notícia em quase todos os jornais, valendo registrar, por oportuno, a ocorrência de algumas redações cautelosas, quase envergonhadas da própria cultura brasileira, como a nota do Jornal do Comércio (02.05.1909, pág. 7):  "O sportman japonez do tão apreciado jogo jiu-jitsu foi hontem vencido pelo preto campista Cyriaco da Silva, que subjugou o seu contendor com um passo de capoeiragem".
                 A nota, curiosamente, não menciona o nome do "sportman" perdedor.  Mais adiante, entretanto, no mesmo jornal  garimpei  o seguinte anúncio:  "JIU-JITSU: Mr. Sada Miyako, professor contratado para leccionar na marinha brasileira encarrega-se de dar lições particulares a domicílio. Cartas para a Rua Gonçalves Dias n. 78 ou para a Fortaleza de Willegaignon"...
                Ou será que a nota, de modo até sutil, protesta a respeito do tal recurso de rua acima levemente mencionado?
               Décadas se passaram, estamos agora, no final dos  anos 40, com  a capoeira utilitária de Sinhozinho  (Agenor Moreira Sampaio)  ressurgindo, subindo aos  ringues e colhendo  vitórias  significativas.  Valendo relembrar os confrontos do jovem Rudolf Hermanny com  alunos do Mestre Bimba (Perez) e dos Gracie (Guanair). Nesta mesma época, Artur Emídio de Oliveira, um dos mais talentosos capoeiristas que vi  jogar, deixa sua Itabuna, na Bahia, e vem para o Rio disposto a divulgar sua arte em qualquer arena. Realiza uma série de lutas, vence algumas, perde outras (inclusive para o Hermanny), mas deixa, sem sombra de dúvida, um exemplo de coragem para os capoeiras-lutadores  e, também, escreve seu nome na História da Capoeira.
        
            Mais algumas décadas se passaram, quase meio século, estamos agora nos dias de hoje.  Mestre Hulk acaba de vencer, valentemente, o I Tira-Teima Nacional de Vale-Tudo.  Já no tempo do nosso saudoso e famoso  Sinhozinho (Ipanema, RIO), que formou um respeitável número de "brigadores de capoeira", discutia-se até onde a Capoeira poderia ser eficaz   no  enfrentamento  com  outras lutas, recolocando, portanto, a questão da capoeira ser ou não ser uma "luta  marcial".         
            Já no tempo do nosso saudoso e famoso  Sinhozinho (Ipanema, RIO), que formou um respeitável número de "brigadores de capoeira", discutia-se até onde a Capoeira poderia ser eficaz no enfrentamento com outras lutas.
             Reascende-se a discussão.    Discussão que, fatalmente, ensejará algumas questões preliminares. Como por exemplo, que tipo de Capoeira joga Mestre Hulk, quem foi o seu mestre, joga angola ou regional (aliás, uma falsa dicotomia), que golpes de capoeira mais utiliza em suas vitórias?
              Devo adiantar que não acho uma "traição", neste tipo de combate vale-tudo, utilizar recursos de outras lutas. Todos fazem isto, inclusive o jiu-jitsu, não há outra alternativa. Será desejável, entretanto, que a base técnica de cada lutador não fique irreconhecível.
             No caso em tela - Mestre Hulk - ficou clara sua base capoeirística.
            Vendo e revendo o teipe da sua luta final, analisando a troca de socos com o campeão de jiu-jitsu Amaury  Bitetti, não tenho dúvida que Hulk utilizou, inconscientemente que seja, a incrível noção de distância e de tempo que a Capoeira permite desenvolver . Valendo registrar, ainda, a grande diferença entre um mestre de capoeira que joga e luta e os "mestres" estilizados que lutam quando é para jogar e dançam quando é para lutar (sempre em palcos, jamais em ringue).
            A discussão está aberta.
            Ficando claro, desde já, que o Sr. Sidney Gonçalves Freitas, Mestre Hulk (foto), com o seu talento e com sua valentia, já colocou seu nome na História da Capoeira  do subúrbio do Rio (Rocha Miranda!), do   RIO/RJ e do próprio Brasil. Que outros bons exemplos apareçam; ou capoeira não é, "também", uma luta marcial?

Do Livro "A Volta do Mundo da Capoeira", de André Lacé. Com base no artigo publicado no Jornal dos  Sports, Rio (03, set. l995) e republicado, em jan/2001, no site do CONI/BRASILE/AICS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência de Ensino de Mestre Bimba

Vamos começar o Ano acelerado! Nesse primeiro post do ano, tirando o de Feliz Ano Novo é claro, vamos começar relembrando os fundamentos no método de ensino da Regional... O Mestre criou o primeiro método de ensino da capoeira, que consta de uma sequência lógica de movimentos de ataque, defesa e contra-ataque, podendo ser ministrada para os iniciantes na forma simplificada, o que permite que os alunos aprendam jogando com uma forte motivação e segurança. Jair Moura, Ex-aluno explica ” esta sequência é uma série de exercícios físicos completos e organizados em um número de lições práticas e eficientes, a fim de que o principiante em Capoeira, dentro de um menor espaço de tempo possível, se convença do valor da luta, como um sistema de ataque e defesa “. A sequência original completa de ensino é formada com 17 golpes, onde cada aluno executa 154 movimentos e a dupla 308, o que desenvolve sobremaneira o condicionamento físico e a habilidade motora específica dos praticantes. PRIMEIRA

Novo longa de Capoeira: Fly Away Beetle

Está em fase de pós produção o longa-metragem Capoeira: Fly Away Beetle , da produtora americana Bluedot . Filmado nas ruas de Salvador, o documentário mostra a beleza da capoeira e, ao mesmo tempo, explora sua a história, os mitos e todo o simbolismo de seus movimentos. A produção do longa-metragem acompanhou renomados mestres de capoeira de Salvador, conhecendo seus trabalhos, seus colegas e alunos e conhecendo também a esperança, o respeito e a libertação que a capoeira promove. E, com o objetivo de compreender melhor o cenário atual da Capoeira, o filme volta às suas raízes abordando a escravidão, o candomblé, chegando às lendárias histórias de Besouro Mangangá, e retornando aos fatos atuais. Confira o trailer: Capoeira: Fly Away Beetle Trailer from BlueDot Productions on Vimeo . O documentário Capoeira: Fly Away Beetle é uma produção de Slade Renee & Ri Stewart, dirigido por Corbin Cosmos Matt & Lockhart e assistência de Marcio de Abreu, roteiro e narração de Go

A sua Corda é de Valor

A escola ABADÁ-Capoeira tem seu próprio sistema de graduação. Todos começam com a CORDA CRUA e avançam de acordo a sua particularidade. Graduações infantis • 3 Anos - Uma ponta Amarela • 4 Anos - Ponta Amarela • 5 Anos - Ponta Amarela e Laranja • 6 anos - Ponta Laranja • 7 Anos - Ponta Laranja e Azul • 8 Anos - Ponta Azul • 9 Anos - Crua e Amarela • 10 Anos - Amarela • 11 Anos - Crua e Laranja • 12 Anos - Amarela e Laranja • 13 Anos - Laranja • 14 Anos - Crua e Azul • 15 Anos - Amarela e Azul • 16 Anos - Laranja e Azul Graduações Jovens e Adultos Alunos • CORDA CRUA E AMARELA (Transformação) • CORDA AMARELA (O Ouro: Significa a valorização do Aprendizado que será desenvolvido a partir desta graduação) • CORDA AMARELA E LARANJA (Transformação) • CORDA LARANJA (O Sol: Significa o despertar para a consciência do aprendizado) • CORDA LARANJA E AZUL (Transformação) Alunos Graduados • CORDA AZUL (O Mar: Significa a consciência da imensidão do caminho a percorrer)