Pular para o conteúdo principal

Capoeira e efeitos especiais podem fazer de Besouro o novo herói brasileiro


 
Besouro voa durante seus golpes de capoeira

Filme que fala do Brasil pós-abolição, conta a história de um garoto negro que viveu para vingar seu mestre...

Por Camila Borowsky

Na Bahia pós-abolição, os negros estavam livres, porém muitos desempregados. Assim, a maioria acabava fazendo aquilo a que estava acostumada – trabalhando em engenhos e plantações e sofrendo humilhações constantes dos coroneis. É nesse contexto que surge Besouro (Aílton Carmo) – um talentoso capoeirista que entra para vingar a morte de seu mestre - em filme que chega aos cinemas brasileiros no dia 30 de outubro.

O corpo fechado com a ajuda dos orixás e uma missão a cumprir: o mito da capoeira é sugado para o mundo da fantasia no filme brasileiro que leva seu nome. Para o cinema, o diretor João Daniel Tikhomiroff acrescenta uma dose extra do que já carrega o heroi baiano, morto na década de 20. Segundo ele, é essa mistura de efeitos e história do início do século passado que torna o filme especial. “Estamos lidando com o imaginário popular. São as lendas junto de fatos reais”, diz Tikhomiroff.

Auxiliado pelo coreógrafo chinês Dee Dee, ele enche a história de efeitos visuais dignos de longas como “O Tigre e o Dragão” (Ang Lee) e “Kill Bill” (Quentin Tarantino). “Fiz uma lista de filmes que tinham efeitos de que eu gostava e, quando vi, eles tinham sido todos feitos por uma só pessoa. Entramos em contato com Dee Dee que topou na hora porque já tinha se interessado pela capoeira”, revela, salientando que o chinês trabalha como os brasileiros, “sem frescura”.

A ideia não estaria completa sem capoeiristas de verdade. Além do intérprete de Besouro, também há Anderson Santos de Jesus, o Quero-quero, que disputa com o amigo o amor de Dinorá (Jéssica Barbosa). “Queria sentir a respiração, o golpe. Preferi correr o risco de trabalhar com desconhecidos do que treinar atores para a capoeira. Adorei o resultado”, acrescenta o diretor.

Chama a atenção a cena em que Dinorá e Besouro jogam capoeira em clima que mistura dança, luta e olhares sedutores. Assim como também arrepiam as imagens quando o casal é flagrado pelo ex-namorado da menina, Quero-quero, que, cheio de ciúme, parte para cima do antigo colega de roda de capoeira em uma luta, que começa no chão e continua em cima de uma árvore.

Se o filme fizer o sucesso esperado, não há dúvidas de que as escolas de capoeira estarão lotadas e que o jovem brasileiro terá um novo heroi – um baiano de carne e osso.

Fonte: Editora Abril

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo longa de Capoeira: Fly Away Beetle

Está em fase de pós produção o longa-metragem Capoeira: Fly Away Beetle , da produtora americana Bluedot . Filmado nas ruas de Salvador, o documentário mostra a beleza da capoeira e, ao mesmo tempo, explora sua a história, os mitos e todo o simbolismo de seus movimentos. A produção do longa-metragem acompanhou renomados mestres de capoeira de Salvador, conhecendo seus trabalhos, seus colegas e alunos e conhecendo também a esperança, o respeito e a libertação que a capoeira promove. E, com o objetivo de compreender melhor o cenário atual da Capoeira, o filme volta às suas raízes abordando a escravidão, o candomblé, chegando às lendárias histórias de Besouro Mangangá, e retornando aos fatos atuais. Confira o trailer: Capoeira: Fly Away Beetle Trailer from BlueDot Productions on Vimeo . O documentário Capoeira: Fly Away Beetle é uma produção de Slade Renee & Ri Stewart, dirigido por Corbin Cosmos Matt & Lockhart e assistência de Marcio de Abreu, roteiro e narração de Go

Sequência de Ensino de Mestre Bimba

Vamos começar o Ano acelerado! Nesse primeiro post do ano, tirando o de Feliz Ano Novo é claro, vamos começar relembrando os fundamentos no método de ensino da Regional... O Mestre criou o primeiro método de ensino da capoeira, que consta de uma sequência lógica de movimentos de ataque, defesa e contra-ataque, podendo ser ministrada para os iniciantes na forma simplificada, o que permite que os alunos aprendam jogando com uma forte motivação e segurança. Jair Moura, Ex-aluno explica ” esta sequência é uma série de exercícios físicos completos e organizados em um número de lições práticas e eficientes, a fim de que o principiante em Capoeira, dentro de um menor espaço de tempo possível, se convença do valor da luta, como um sistema de ataque e defesa “. A sequência original completa de ensino é formada com 17 golpes, onde cada aluno executa 154 movimentos e a dupla 308, o que desenvolve sobremaneira o condicionamento físico e a habilidade motora específica dos praticantes. PRIMEIRA

A sua Corda é de Valor

A escola ABADÁ-Capoeira tem seu próprio sistema de graduação. Todos começam com a CORDA CRUA e avançam de acordo a sua particularidade. Graduações infantis • 3 Anos - Uma ponta Amarela • 4 Anos - Ponta Amarela • 5 Anos - Ponta Amarela e Laranja • 6 anos - Ponta Laranja • 7 Anos - Ponta Laranja e Azul • 8 Anos - Ponta Azul • 9 Anos - Crua e Amarela • 10 Anos - Amarela • 11 Anos - Crua e Laranja • 12 Anos - Amarela e Laranja • 13 Anos - Laranja • 14 Anos - Crua e Azul • 15 Anos - Amarela e Azul • 16 Anos - Laranja e Azul Graduações Jovens e Adultos Alunos • CORDA CRUA E AMARELA (Transformação) • CORDA AMARELA (O Ouro: Significa a valorização do Aprendizado que será desenvolvido a partir desta graduação) • CORDA AMARELA E LARANJA (Transformação) • CORDA LARANJA (O Sol: Significa o despertar para a consciência do aprendizado) • CORDA LARANJA E AZUL (Transformação) Alunos Graduados • CORDA AZUL (O Mar: Significa a consciência da imensidão do caminho a percorrer)