A presença e a ligação dos Santos e Orixás com a Capoeira é sentida em diversas cantigas e ladainhas…
O Brasil sempre foi um país envolvido e mergulhado no sincretismo religioso, no misticismo… uma das maiores dadivas de nosso povo é a miscigenação… a misturas de raças, de culturas e religiões.
A capoeira nasceu em meio disso tudo, ela própria nasceu de misturas…
Existem diversas vertentes e estudos sobre isso… é sabido a influência de lutas oriundas da África como o N´golo, a Dança da Zebra o Batuque…
A “camuflagem” da capoeira escrava em dança com intenção manhosa e maliciosa de iludir o feitor e o Senhor… foi o segredo da sua existência e permissão de prática no meio das Senzalas…
“A Capoeira, tem origens e raizes africanas...seu ventre, sua mãe... é conhecida como cultura negra... seu pai a liberdade... mais nasceu e foi criada no Brasil, algures no recôncavo Baiano... cercada de malandragem e brasilidade...”
...Bahia terra de todos os Santos… e Orixás…
É inegável a presença religiosa dentro da Capoeira… que em sua essência é um ritual… cheio de manifestaçãoes e referências a uma força maior… Iêêê viva meu Deus…
Este Deus representa a força e a energia divina… que pode assumir diversos nomes, tão conhecidos por todos…
Ala… Buda… Deus… Brahma … e tantos outros...
Luciano Milani - Setembro de 2005
Segue o texto enviado por Mestre Decânio sobre o tema:
Santos e Orixás o sincretismo na Capoeira “Em "Falando em Capoeira" eu faço alusão a este fato e justifico: é consequência da capoeira ter sua raiz mística e musical no candomblé.
Os cânticos (oriki) louvam os atributos maravilhosos dos orixás. O sincretismo manhoso para evitar os preconceitos eclesiásticos leva ao uso de nomes de santos e trechos de orações, especialmente das ladainhas, em tentativas de lisonja dos censores.
São Bento é um santo a quem creditam uma vida mais próxima da Natureza e dos animais. Santo Amaro é o Protetor da área portuária onde surge a capoeira. Santo Antônio é associado a Ogum na Bahia e a Oxossi no Rio de Janeiro. São Lázaro é a Omolu (Obaluaê), (portador de varíola), na Bahia é representado por São Jerônimo no Rio .Oxalá é para fraseado pelo Senhor do Bonfim... São Jerônimo na Bahia é Xangô.
Tudo em busca de apaziguar a imagem do Diabo, Belzebu associada a Exu pelos cristãos. Santa Bárbara=Nhançã. Santa Maria pelo seu prestígio e interferência junto a Jesus Cristo (Oxalá) e Deus-Pai. De modo similar há referência a Lampião, Zumbi, Pedro Gordilho (Pedrito), Besouro Mangangá, Besouro e/ou mesmos personagens de lendas ou imaginários. Na verdade o importante é o efeito mântrico associado ao toque e sistema de rima poética tonal dos africanos, associado às modificações fonéticas das palavras e expressões para acoplamento à melopéa.”
Ser Capoerista é saber conviver… é saber respeitar… é ser acima de tudo um cidadão de espírito livre…
Combater as descriminações e as intolerâncias… dentro ou fora da roda.
* Imagens enviadas pelo Mestre Decânio
Fonte: Portal Capoeira
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