Pular para o conteúdo principal

A capoeira e o samba no futebol-arte

Outra Copa do Mundo está aí, e nada mais apropriado que falar de futebol. Neste caso, sem deixar de lado a capoeira que, assim como o samba, teve um papel importante na formação do futebol brasileiro.

Trazido da Inglaterra por Charles Miller em 1894, o futebol era inicialmente considerado um"esporte de elite". Os negros e pobres, a princípio, não tinham vez no futebol.

Porém a simplicidade do esporte facilitou à sua popularização e, aos poucos o futebol passou a ser jogado nos mais diversos lugares com bolas improvisadas com latas amassadas, jornal, ou mesmo uma laranja.

Na década de 20, com a transição do amadorismo para o profissionalismo no futebol brasileiro, as restrições aos negros e mestiços começaram a se atenuar. Mas foi em 1923, que o Vasco da Gama chocou ao disputar o campeonato carioca com uma equipe de negros e brancos pobres. Colocando em primeiro plano a habilidade ao selecionar os jogadores, e deixando de lado os quesitos status e sobrenome, o Vasco foi campeão carioca por dois anos consecutivos.

Mas não foi tão fácil assim conquistar a igualdade no futebol. Da resistência dos brancos e ricos foi criada uma regra onde, uma falta violenta cometida por um branco contra um jogador negro era marcada pelo juiz e o jogo prosseguia, mas quando era um negro cometia falta violenta sobre um branco, o juiz apitava e, antes que a falta fosse cobrada, o branco tinha direito de revidar a violência.

Desse modo, para evitar bolas divididas, os negros trouxeram para o futebol o gingado da capoeira e do samba, recriando o drible, reinventando o futebol dos ingleses e inventando o futebol-arte.

Da mesma forma que o drible curto de Domingos da Guia foi inspirado no miudinho do samba, conforme informado pelo próprio Domingos, também é evidente a relação de movimentos da capoeira com a bicicleta de Leônidas, o corta-luz, o carrinho e a tesoura.

Como lembra o historiador, professor e escritor brasileiro Joel Rufino, em Bola Brasilis, texto estampado no livro coletivo Brasil Bom de Bola, por volta de 1900 a capoeira era proibida, então o negro adotou o futebol e colocou nele seu gingado e malandragem.

Não foi à toa que Zico, a frente da seleção japonesa, contratou um professor de capoeira para ensinar a nossa arte aos jogadores japoneses, procurando passar a eles um pouco da ginga e do jogo de cintura que o brasileiro tem.

Fontes:
Jornal do Capoeira
Mário Prata Online
Ministério da Cultura

Fonte: Capoeira de Vênus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência de Ensino de Mestre Bimba

Vamos começar o Ano acelerado! Nesse primeiro post do ano, tirando o de Feliz Ano Novo é claro, vamos começar relembrando os fundamentos no método de ensino da Regional... O Mestre criou o primeiro método de ensino da capoeira, que consta de uma sequência lógica de movimentos de ataque, defesa e contra-ataque, podendo ser ministrada para os iniciantes na forma simplificada, o que permite que os alunos aprendam jogando com uma forte motivação e segurança. Jair Moura, Ex-aluno explica ” esta sequência é uma série de exercícios físicos completos e organizados em um número de lições práticas e eficientes, a fim de que o principiante em Capoeira, dentro de um menor espaço de tempo possível, se convença do valor da luta, como um sistema de ataque e defesa “. A sequência original completa de ensino é formada com 17 golpes, onde cada aluno executa 154 movimentos e a dupla 308, o que desenvolve sobremaneira o condicionamento físico e a habilidade motora específica dos praticantes. PRIMEIRA

Novo longa de Capoeira: Fly Away Beetle

Está em fase de pós produção o longa-metragem Capoeira: Fly Away Beetle , da produtora americana Bluedot . Filmado nas ruas de Salvador, o documentário mostra a beleza da capoeira e, ao mesmo tempo, explora sua a história, os mitos e todo o simbolismo de seus movimentos. A produção do longa-metragem acompanhou renomados mestres de capoeira de Salvador, conhecendo seus trabalhos, seus colegas e alunos e conhecendo também a esperança, o respeito e a libertação que a capoeira promove. E, com o objetivo de compreender melhor o cenário atual da Capoeira, o filme volta às suas raízes abordando a escravidão, o candomblé, chegando às lendárias histórias de Besouro Mangangá, e retornando aos fatos atuais. Confira o trailer: Capoeira: Fly Away Beetle Trailer from BlueDot Productions on Vimeo . O documentário Capoeira: Fly Away Beetle é uma produção de Slade Renee & Ri Stewart, dirigido por Corbin Cosmos Matt & Lockhart e assistência de Marcio de Abreu, roteiro e narração de Go

A sua Corda é de Valor

A escola ABADÁ-Capoeira tem seu próprio sistema de graduação. Todos começam com a CORDA CRUA e avançam de acordo a sua particularidade. Graduações infantis • 3 Anos - Uma ponta Amarela • 4 Anos - Ponta Amarela • 5 Anos - Ponta Amarela e Laranja • 6 anos - Ponta Laranja • 7 Anos - Ponta Laranja e Azul • 8 Anos - Ponta Azul • 9 Anos - Crua e Amarela • 10 Anos - Amarela • 11 Anos - Crua e Laranja • 12 Anos - Amarela e Laranja • 13 Anos - Laranja • 14 Anos - Crua e Azul • 15 Anos - Amarela e Azul • 16 Anos - Laranja e Azul Graduações Jovens e Adultos Alunos • CORDA CRUA E AMARELA (Transformação) • CORDA AMARELA (O Ouro: Significa a valorização do Aprendizado que será desenvolvido a partir desta graduação) • CORDA AMARELA E LARANJA (Transformação) • CORDA LARANJA (O Sol: Significa o despertar para a consciência do aprendizado) • CORDA LARANJA E AZUL (Transformação) Alunos Graduados • CORDA AZUL (O Mar: Significa a consciência da imensidão do caminho a percorrer)