Pular para o conteúdo principal

Capoeira, mosaico e estrelas africanas agitarão abertura da Copa


Estádio Soccer City, em Johannesburgo, receberá a cerimônia de abertura da Copa do Mundo

Os sul-africanos prometem organizar uma grande festa para a cerimônia de abertura da Copa do Mundo, na próxima sexta-feira, no Estádio Soccer City, em Johannesburgo. Segundo o jornal sul-africano Sunday Times, a cerimônia contará com mais de 1.500 pessoas, além de diversos artistas famosos do continente africano e culturas típicas do continente, como a capoeira. Mais de 50 chefes de Estado são aguardados para o evento.
O diário afirma que o cantor de R&B americano R. Kelly cantará o hino oficial da Copa do Mundo, ao lado de um coral do bairro de Soweto. Estrelas africanas, como os grupos locais HHP e TKZee, além do cantor pop argelino Khaled, o jazzista nigeriano Femi Kuti e Timothy Moloi, artista sul-africano de R&B que substituirá o tenor Siphiwo Ntshebe, que iria se apresentar no show de abertura, mas morreu no último dia 26 de maio, vítima de meningite.
O presidente do Comitê Organizador da Copa, Danny Jordaan, prometeu que a cerimônia mostrará aos milhares de telespectadores do mundo o talento, tecnologia e o espírito de hospitalidade do continente africano. Artistas locais ameaçaram boicotar a abertura, por conta da ausência de artistas do continente - o que foi revertido, já que R. Kelly é o único artista não-africano confirmado para o evento, analisa o periódico.
Capoeiristas e percussionistas do estilo afro-brasileiro, de 10 a 59 anos, também demonstrarão suas habilidades, além de um mosaico humano no Soccer City, que mostrará ao público a direção das outras oito sedes do Mundial. As seis equipes africanas que participarão do torneio - África do Sul, Camarões, Costa do Marfim, Argélia, Gana e Nigéria - também serão lembradas durante a performance.
A cerimônia antecederá a partida de abertura da Copa, entre África do Sul e México, válida pelo Grupo A da Copa, às 11h desta sexta-feira. A outra partida da chave terá Uruguai e França, às 15h30, no Cape Town Stadium, na Cidade do Cabo.

Fonte: Terra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência de Ensino de Mestre Bimba

Vamos começar o Ano acelerado! Nesse primeiro post do ano, tirando o de Feliz Ano Novo é claro, vamos começar relembrando os fundamentos no método de ensino da Regional... O Mestre criou o primeiro método de ensino da capoeira, que consta de uma sequência lógica de movimentos de ataque, defesa e contra-ataque, podendo ser ministrada para os iniciantes na forma simplificada, o que permite que os alunos aprendam jogando com uma forte motivação e segurança. Jair Moura, Ex-aluno explica ” esta sequência é uma série de exercícios físicos completos e organizados em um número de lições práticas e eficientes, a fim de que o principiante em Capoeira, dentro de um menor espaço de tempo possível, se convença do valor da luta, como um sistema de ataque e defesa “. A sequência original completa de ensino é formada com 17 golpes, onde cada aluno executa 154 movimentos e a dupla 308, o que desenvolve sobremaneira o condicionamento físico e a habilidade motora específica dos praticantes. PRIMEIRA

Novo longa de Capoeira: Fly Away Beetle

Está em fase de pós produção o longa-metragem Capoeira: Fly Away Beetle , da produtora americana Bluedot . Filmado nas ruas de Salvador, o documentário mostra a beleza da capoeira e, ao mesmo tempo, explora sua a história, os mitos e todo o simbolismo de seus movimentos. A produção do longa-metragem acompanhou renomados mestres de capoeira de Salvador, conhecendo seus trabalhos, seus colegas e alunos e conhecendo também a esperança, o respeito e a libertação que a capoeira promove. E, com o objetivo de compreender melhor o cenário atual da Capoeira, o filme volta às suas raízes abordando a escravidão, o candomblé, chegando às lendárias histórias de Besouro Mangangá, e retornando aos fatos atuais. Confira o trailer: Capoeira: Fly Away Beetle Trailer from BlueDot Productions on Vimeo . O documentário Capoeira: Fly Away Beetle é uma produção de Slade Renee & Ri Stewart, dirigido por Corbin Cosmos Matt & Lockhart e assistência de Marcio de Abreu, roteiro e narração de Go

A sua Corda é de Valor

A escola ABADÁ-Capoeira tem seu próprio sistema de graduação. Todos começam com a CORDA CRUA e avançam de acordo a sua particularidade. Graduações infantis • 3 Anos - Uma ponta Amarela • 4 Anos - Ponta Amarela • 5 Anos - Ponta Amarela e Laranja • 6 anos - Ponta Laranja • 7 Anos - Ponta Laranja e Azul • 8 Anos - Ponta Azul • 9 Anos - Crua e Amarela • 10 Anos - Amarela • 11 Anos - Crua e Laranja • 12 Anos - Amarela e Laranja • 13 Anos - Laranja • 14 Anos - Crua e Azul • 15 Anos - Amarela e Azul • 16 Anos - Laranja e Azul Graduações Jovens e Adultos Alunos • CORDA CRUA E AMARELA (Transformação) • CORDA AMARELA (O Ouro: Significa a valorização do Aprendizado que será desenvolvido a partir desta graduação) • CORDA AMARELA E LARANJA (Transformação) • CORDA LARANJA (O Sol: Significa o despertar para a consciência do aprendizado) • CORDA LARANJA E AZUL (Transformação) Alunos Graduados • CORDA AZUL (O Mar: Significa a consciência da imensidão do caminho a percorrer)